VOCÊ SABE COMO A MASTIGAÇÃO É IMPORTANTE PARA O EMAGRECIMENTO?

Hábitos saudáveis durante a mastigação nas refeições são imprescindíveis para que haja um processo digestivo correto e saudável. Dessa forma os erros ou acertos poderão te ajudar ou prejudicar no emagrecimento.

Para que ocorra o emagrecimento levamos em conta vários tipos de informações: tipo de alimento, intervalo entre as refeições, ingestão de água, quantidade de refeições ao dia, atividade física, entre outros.

Mas você já parou para pensar na importância da mastigação nesse processo?

Sim, isso mesmo, a mastigação é uma grande aliada para o emagrecimento!

Nos meus artigos anteriores dei bastante dicas que podem ajudar no emagrecimento, e neste quero dar uma ênfase maior à mastigação.

A mastigação é o primeiro processo da digestão e se não for realizada corretamente, poderá causar diversos problemas.

Uma mastigação correta ocasiona em benefícios ao tônus muscular da boca e da língua, a saúde dos dentes e ao bom funcionamento do sistema digestivo.

Durante a mastigação ocorre a quebra e a trituração em pedaços menores dos alimentos ingeridos, juntamente com a saliva (que contém as enzimas gustativas) ajudam a produzir moléculas cada vez menores para serem melhor aproveitadas pelo organismo.

 

Você costuma cometer esses erros na sua mastigação?

 

  • Comer correndo;
  • Realizar a refeição em pé;
  • Comer realizando outra tarefa ao mesmo tempo;
  • Distraído assistindo TV ou mexendo no celular;
  • Engolir o alimento quase inteiro sem mastigar;
  • Levar muita comida à boca.

 

 

 

 

Aqui vão as dicas pra que você tenha uma mastigação exemplar que irá te auxiliar no emagrecimento.

 

  • Mastigar com os lábios fechados: além de uma questão estética, de boa educação à mesa, a boca fechada auxilia a língua na manutenção do bolo sobre os dentes que trituram os alimentos;

 

  • A mastigação deve iniciar pelos movimentos verticais da mandíbula que abre e fecha. A partir da metade do tempo da mastigação, os movimentos devem ser rotatórios para pulverizar o alimento.

 

 

  • A cada garfada observar o lado em que mastigou para que na próxima mastigue do lado contrário;

 

  • Coloque na boca uma quantidade de alimento que permita uma mastigação confortável, o ideal é colocar a comida até a metade do garfo;

 

  • Atenção ao prato que está saboreando é muito importante, pois olhando para o alimento poderá mensurar melhor a quantidade que está ingerindo e se ela excede ou não a sua fome;

 

  • Comer sentado é um hábito que favorece a atenção, auxiliando na manutenção dos horários das refeições e exige ainda, que a ingestão de alimentos seja feita com cuidado e não de qualquer maneira, em qualquer lugar. Além de que essa posição favorece o processo digestivo do alimento;

 

 

  • Faça pausas entre as garfadas (ou mordidas) descansando os talheres no prato ou o alimento (lanche, frutas) por alguns segundos até terminar a mastigação. Durante esse período de descanso aproveite para respirar fundo e mastigar e só depois de ter engolido é que deverá voltar a ingerir o alimento. CUIDADO! Neste descanso não tome líquidos;

 

  • Se você tiver dificuldades para saber se está mastigando bem os alimentos, procure contar até trinta, são trinta mastigadinhas, que irão te ajudar a controlar a ansiedade e perceber o momento em que está satisfeita;

 

 

  • NUNCA prepare a próxima garfada antes de engolir a primeira!

 

 

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Juliana Negro Cardamoni

Juliana Negro Cardamoni

Pedagoga, Coach do Instituto Edson Burger com Especialização em Emagrecimento e PNL (Programação Neuro Linguística).

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Juliana Negro Cardamoni
Pedagoga, Coach do Instituto Edson Burger com Especialização em Emagrecimento e PNL (Programação Neuro Linguística).