Quando as mulheres praticam o pompoarismo ativam uma área do cérebro aumentando autoestima, autoconfiança, autoconhecimento, bem estar físico e mental, impactando positivamente os relacionamentos.
O pompoarismo, é uma técnica milenar desenvolvida pelos tantras, posteriormente praticado pelas gueixas e depois tailandesas. As gueixas usavam as contas dos colares para potencializar sua destreza, depois as tailandesas chegaram a utilizar objetos para shows e assim se espalhou para o mundo.
O pompoarismo trabalha com a contração e relaxamento dos músculos do assoalho pélvico, mas se fizermos uma analogia com os esportes, os músculos não precisam somente de força, e sim resistência, sensibilidade e coordenação motora; para que ocorra de forma harmônica associamos o uso dos acessórios.
O uso dos acessórios entra no segundo ciclo do pompoarismo para uma maior tonificação e elasticidade dos feixes musculares vaginais. A prática vai aumentando a consciência corporal na hora de sentir o movimento, mesmo com poucos minutos de treino por dia, servindo como referência à sua evolução.
Cada acessório tem sua função:
Colar tailandês
São esferas ligadas por um cordão com um anel que fica pra fora para facilitar a sua remoção, existe dois tipos de três e cinco esferas, mas eles exercem a mesma função, seu exercício consiste em sugar e depois expelir as esferas pela vagina assim obtendo maior habilidade e coordenação motora. Que vão aumentando conforme vão conseguindo sugar e segurar as esferas dentro do canal vaginal.
Cones vaginais
Os cones vaginais podem ser encontrados em material plástico ou metal e funcionam como os alteres da academia tendo cada cor um peso diferente, começando por 20; 32; 45; 57; 70 g vão sendo trabalhados aumentando a força gradualmente. O aumento de força é percebido pelo tempo, você consegue segurar o cone em posição sentada e em pé.
Vibrador ou personal
O personal é um vibrador simples, que pode ser encontrado em material plástico e metal; no pompoarismo não é usado o estado vibratório, seu exercício tem a função de acordar a consciência e perceber os anéis vaginais. Quanto mais se consegue segurar e movimentar com ele, maior a consciência e resistência nos exercícios.
Bem-wá
São duas esferas presas por um cordão onde uma alça fica do lado de fora para facilitar na hora de sua remoção; dentro de cada esfera existe um sininho que vibra por movimento ativando o reflexo vaginal de contração involuntária, proporcionando força à sua musculatura.
Todas as mulheres que praticam o pompoarismo podem adicionar os acessórios para turbinar seus resultados, mas recomenda-se começar pelos exercícios de contração e relaxamento sem acessórios para não queimar etapas e você ficar cada vez melhor.
Os acessórios devem ser de uso pessoal, guardados em um estojo já higienizado com sabonete neutro ou intimo e seco para não ter proliferação de bactérias.
Tendo como contra indicação:
- Mulheres gravidas de primeiro trimestre ou virgem.
- Mulheres que apresentam atrofia vaginal por desuso ou após quimioterapia melhor começar primeiro pela fisioterapia, pois ela aumentará a resistência da mucosa vaginal.
- Mulheres que apresentam dor na relação devem procurar tratamento primeiro para esse sintoma, podendo depois fazer o pompoarismo sem problemas.
Temos no pompoarismo muitos benefícios de saúde, através de contrações rítmicas e divertidas podendo ser feitas em qualquer hora e em qualquer lugar até mesmo no trânsito ou na fila do supermercado. Convido-te a procurar uma fisioterapeuta especializada e proporcionar para você mais consciência corporal e saúde nos relacionamentos. Ou deixar sua dúvida aqui, que responderei com muito carinho. Leia também meus outros artigos sobre pompoarismo.
Gratidão por você ter chegado até aqui e se você gostou compartilhe com suas amigas, assim juntas somos mais felizes e poderosas.
Namastê

Dra. Eliana Zenaro

Últimos Artigos porDra. Eliana Zenaro (see all)
- Mulher maravilha sonho de menina, stress de mulher adulta! - 30 de julho de 2019
- Despertar não é mudar quem você é, mas sim descartar quem você não é. - 26 de julho de 2019
- Você sabia que o Pompoarismo pode ser gerador de grandes mudanças na sua vida? - 17 de junho de 2019
- Orgasmos e multiorgasmos femininos - 4 de abril de 2019
- Minha vagina muda depois do parto? - 29 de março de 2019