Eu diria: O pompoar da sexualidade
“Pompoarismo é sinônimo de prazer, saúde e qualidade de vida para a mulher.”
Cátia Damasceno
Hoje a mulher moderna acumula cada vez mais funções, e apesar de toda agilidade e presteza ainda se calam diante de suas próprias vidas. Pesquisas da secretaria de saúde revelam que na faixa etária de 63% entre 20 e 60 anos ainda sofrem calada com disfunções e temem comentar até mesmo com seus parceiros ou familiares, ou com médicos, sem falar das estatísticas das que sofrem com baixa autoestima, com obesidade e humilhações diversas e não procuram ajuda muitas vezes por vergonha ou autoabandono.
Ao longo da história a mulher foi submetida a pensar que seu corpo não a pertencia, que uma cirurgia plástica era somente para a admiração de seu companheiro, que seus seios são para alimentar os bebês, que seus companheiros a toque durante o ato sexual, e que suas genitálias sejam examinadas pelo médico. Por muito tempo esse foi o resultado que permeou o conceito derivado da cultura patriarcal e machista sobre a sexualidade e a liberdade da mulher como um todo. Assim se tornando cada vez mais presas fáceis da indústria farmacêutica com depressões e reguladores de humor.
Segundo Freud, a sexualidade está presente desde o nascimento e é desenvolvida ao longo do tempo, em fases sucessivas, através dos contatos que cada ser humano estabelece consigo mesmo e com o meio que o cerca.
“Com a prática do pompoarismo as mulheres na menopausa conseguem trabalhar melhor os anéis musculares de sua vagina, aumentado a lubrificação, livrando-se da dor durante o sexo, relaxando mais e conseguindo melhorar sua libido e autoestima. E como também são exploradas técnicas de respiração na ginástica íntima, há outros benefícios para a saúde feminina desse período, como aumentar a qualidade do sono e reduzir sintomas da depressão.”
Cátia Damasceno
POMPOARISMO
Pompoar é uma pratica milenar nascida na Índia e significa mulher que segura. Trabalha com o fortalecimento dos músculos da vagina, conseguindo aumentar o prazer durante o sexo, técnica derivada do tantra, povo que encaravam o sexo como uma forma divina de atingir a plenitude. Mais tarde as gueixas japonesas usavam essa técnica para massagear o pênis de seus amantes e elas treinavam com as contas de seus colares, mais tarde as prostitutas tailandesas se apoderaram desse conhecimento para fidelização de clientes. Por volta de 1948 o Dr. Arnold Kegel descobriu os exercícios, constatou que tinham muitas eficácias para o tratamento de algumas patologias femininas e também poderia ser feito pelos homens em caso de incontinências. Após sua descoberta, o pompoarismo também ficou conhecido como exercícios de kegel.
Benefícios do pompoarismo
- Trata e previne a incontinência urinaria e fecal.
- Trata e previne queda da bexiga, útero ou reto.
- Aumenta a libido.
- Aumenta a sensibilidade vaginal.
- Previne miomas.
- Apimenta as relações.
- Diminui o ciclo menstrual.
- Acaba com as cólicas e TPM.
- Normaliza a lubrificação vaginal.
- Interrompe a ejaculação precoce do parceiro.
O método é composto por dois ciclos
Primeiro ciclo – exercícios sem acessórios onde acontece o despertar da vagina ganhando resistência e flexibilidade.
Segundo ciclo – são exercícios com acessórios, onde o assoalho pélvico ganha força e total domínio da musculatura e movimentos.

Reconhecendo a musculatura
Caso você não consiga encontrá-lo, vou te dar uma dica logo abaixo e procure fazer somente uma única vez para você possa localizar a musculatura em questão. Não repita constantemente a prática, pois poderá ocasionar infecção urinaria.
Quando você for fazer xixi interrompa o jato de urina. Você conseguiu? Que maravilha, pois é essa a musculatura da qual estamos falando. Logo em seguida libere o xixi.
Após reconhecer essa musculatura você poderá treinar algumas contrações varias vezes ao dia, sendo que para uma melhor eficácia, faça sempre antes de levantar-se da cama e com o estomago ainda vazio. Você poderá potencializar a técnica ao fazê-la todos os dias no mesmo horário para que assim se forme um hábito de modo que seu assoalho pélvico se fortaleça, pois como sabemos este é formado por músculos e todo musculo tem hipotonia por desuso.
Na figura abaixo você encontrará dicas de como fazer esses exercícios.

A saúde compreende também em estar bem consigo e reflete diretamente nos relacionamentos que temos na vida. Portanto, temos que estar sempre atentos a qualquer padrão de mudança que ocorra em nosso dia-a-dia, pois ao identifica-lo, o processo para a realização ao retorno ou a condução para a mudança para seu “eu completo” será mais rápida.
Muitas pessoas ignoram o fato de que precisam mudar suas atitudes, e se resistem, não conseguirão obtê-las. Lembre-se sempre que se seguimos uma receita que repetimos ao longo do tempo, sempre conseguiremos o mesmo resultado. Estar sujeito a isso ou não, só depende de cada um de nós.
Chegar até aqui faz com que questionemos alguns aspectos de sua vida, e preciso que pare agora por minutos e refleti sobre estas perguntas abaixo:
Quanto você está fazendo por si mesmo hoje?
O que você precisa fazer por si mesmo hoje?
Estou insatisfeita com algum aspecto da minha vida?
Estou buscando algo novo?
O quanto quero realizar alguma mudança em minha vida hoje?
Após refletir, espero que o prazer lhe seja despertado para as mudanças que você acredite que possa realizar para sua vida e, agir em busca de novos hábitos, persistindo em seus objetivos e metas, você alcançará seu estado pleno como se fosse “o pompoar da sexualidade”.

Dra. Eliana Zenaro

Últimos Artigos porDra. Eliana Zenaro (see all)
- Turbine a técnica de saúde e bem estar feminino, potencializado com acessórios. - 7 de dezembro de 2018
- Reações exageradas, carência em alta. - 19 de novembro de 2018
- Por qual fome você está comendo? Fome fisiológica, vontade física ou fome emocional, vontade emocional? - 17 de novembro de 2018
- Onde estiverem seus pensamentos, lá estará a energia que controla sua vida. - 28 de setembro de 2018
- TORNE-SE ATRAENTE PARA AS OUTRAS PESSOAS - 29 de agosto de 2018