RESPONSABILIDADE EXCESSIVA! ISSO PODE ATRAPALHAR SUA VIDA

Grande parte da população mundial é formada por pessoas responsáveis. Elas são capazes de assumir compromissos financeiros, afetivos e ainda se proteger de alguns perigos. No entanto, a responsabilidade excessiva pode atrapalhar muito a vida de quem sofre com isso.

É fato que a vida exige que sejamos conscientes por nossos atos. No entanto, tomar decisões mais favoráveis para nosso desenvolvimento não precisa ser um fardo, pois isso não ajuda muito.

 

Ou seja, ter a consciência de ser responsável, já seria o suficiente para seguir a vida com mais leveza. Mas, para muitas pessoas não basta ser sensato, tem que provar para o outro que são capazes  e se sobrecarregam com preocupações imaginárias.

 

Observe a definição de responsabilidade no dicionário: Obrigação; dever de arcar, de se responsabilizar pelo próprio comportamento ou pelas ações de outra(s) pessoa(s). Sensatez; competência para se comportar de maneira sensata. Natureza ou condição de responsável; capacidade de responder por seus próprios atos; qualidade de quem presta contas as autoridades.

 

 

Continue lendo esse artigo até o final e vou te mostrar como identificar, e também como diminuir os efeitos desastrosos de uma personalidade com desmedido grau de responsabilidade.

 

​                        Como Identificar A Responsabilidade Excessiva!

 

Geralmente, pessoas que se prendem aos detalhes, já demonstram inclinação para o exagerado. Não há nada de errado em querer mostrar excelência em tudo o que fazemos, contudo, se dedicar mais tempo a uma tarefa que poderia ser resolvida em menor período, acaba enrolando um dia inteiro, que poderia ser bem mais produtivo.

 

Nesse caso, poderemos adotar o lema: “Feito é melhor que perfeito”! Isso não quer dizer que podemos fazer algo de qualquer maneira e sim, de um jeito que possa resolver a questão, sem tomar horas do nosso dia.

 

Também podemos notar a responsabilidade excessiva em pessoas que se preocupam demais com as opiniões alheias. Sentem que precisam apresentar resultados fenomenais para corresponderem as expectativas depositadas nelas.

 

Essas pessoas acabam se sobrecarregando ao ponto de se sentirem extremamente cansadas fisicamente, mentalmente e como resultado, acabam contraindo alguns sintomas como tristeza profunda, sem motivos aparentes.

 

Se o individuo já tem a responsabilidade como valor número um em sua forma de interagir com o mundo, isso significa que jamais, vai tomar atitudes que o prejudique ou que possa prejudicar outras pessoas. Então, a solução aqui é confiar em si mesmo, confiar em suas decisões, em seus sentimentos.

 

E como saber qual é o seu valor número um? E ainda, como saber se está agindo de acordo com o que acredita?

 

Isso é o que vamos descobrir no próximo tópico…

 

​                        A Melhor Ferramenta Que Eu Conheço

 

Em meus atendimentos, geralmente utilizo essa ferramenta para identificar quais são os principais valores de uma pessoa. São esses valores que guiam um ser humano pela vida. As principais decisões são apoiadas no que acreditamos.

 

 

Ao aplicar a Escala de Valores, posso identificar, juntamente com o cliente, quais regras sociais que imperam nas suas decisões. Aquelas normas aprendidas quando criança e que carrega consigo.

 

Por exemplo, se o valor número um de uma pessoa é o comprometimento com o próximo, ela vai ser extremamente pontual, para não deixar o outro esperando, deixa até mesmo de fazer algo para si própria, para atender ao pedido de alguém.

 

Outro exemplo é se a pessoa que prioriza a segurança. Nesse caso, jamais vai tomar alguma atitude que coloque a sua segurança em risco.

 

Essa ferramenta é utilizada em um processo de coaching, para levar uma pessoa a se conhecer melhor e entender o motivo de sua vida estar de determinada maneira.

 

Imagine agora, como seria fantástico entender acontecimentos de sua vida, melhorar vários aspectos descobrindo os valores que te guiam.

 

Quer saber como? Marque uma sessão de avaliação comigo.

É só clicar no botão do Zap abaixo que falará diretamente comigo, e te darei gratuitamente essa primeira avaliação.

 

Espero que esse artigo tenha contribuído de alguma forma! Além disso, gostaria muito de saber sua opinião sobre o que leu, por isso, deixe seu comentário logo abaixo!

 

Ah! Lembre-se de “curtir” e “compartilhar” ok?

 

 

Até a próxima

 

 

The following two tabs change content below.
Edvânia Romero

Edvânia Romero

Formada em psicologia. Sou Coach, formada pelo Instituto Edson Burger. Aprender para mim é crescer, expandir! Adoro compartilhar meu conhecimento. Acredito que quanto mais eu compartilho conhecimento, mais eu aprendo e me torno a melhor versão de mim mesma.
Edvânia Romero

Últimos Artigos porEdvânia Romero (see all)

Post do Autor Edvânia Romero

Edvânia Romero
Formada em psicologia. Sou Coach, formada pelo Instituto Edson Burger. Aprender para mim é crescer, expandir! Adoro compartilhar meu conhecimento. Acredito que quanto mais eu compartilho conhecimento, mais eu aprendo e me torno a melhor versão de mim mesma.