depressao

RELAÇÃO ENTRE DEPRESSÃO E ATIVIDADE FÍSICA

A depressão é considerada o mal do século!!! Seus sintomas são: humor deprimido, perda de interesse ou prazer , sentimentos de culpa e fracasso ,baixa auto estima, alterações do sono e apetite, baixa energia , fadiga e dificuldade de concentração.

Porém, para que haja um diagnóstico médico dessa doença é necessário uma quantidade específica de sintomas e eles têm que fazer parte da vida da pessoa por um determinado tempo. Ou seja ,faz parte da vida se sentir triste algumas vezes , isso não significa que está doente.

Um dos tratamentos para melhorar a depressão é praticando algum tipo de atividade física. Sair do sedentarismo não é somente questão de saúde física ou de estética, é também questão de saúde mental.

O exercício físico aumenta a quantidade de neurotransmissores importantes como acetilcolina , noradrenalina , endorfina , serotonina e dopamina, que possuem efeitos antidepressivos.

A depressão diminui essa atividade cerebral , por isso que os exercícios físicos são importantes para ajudar a tratar a depressão.

Quem tem ou teve 1 episódio de depressão tem 50% de risco de recaída; com 2 episódios , o risco aumenta para 70% a 80% ; com 3 episódios, o risco ultrapassa 90%.Então é extremamente importante a prevenção.

A atividade física é considerada um “remédio” que complementa o uso de medicamentos e/ou psicoterapia.

Para que seja eficiente no tratamento, a atividade física deve ser praticada de forma regular.Os resultados aparecem entre 6 a 8 semanas após o início regular.

O treinamento aeróbio e de força melhoram a cognição , a velocidade de reação , a força muscular , a qualidade do sono e contribui para a integridade do sistema cardiovascular e do cérebro.

DETERMINAÇÃO é o ponto chave para iniciar!!!!! Pode ser: caminhar , correr , pular corda , praticar algum esporte , dançar , yoga , entre outros. Com  30 minutos de atividades moderadas , pelo menos 3 vezes na semana ,já são suficientes para “começar”.

Busque o equilíbrio : corpo / mente / espírito. O primeiro passo tem que ser dado e depois será um passo de cada vez! FOCO! DETERMINAÇÃO ! PERSISTÊNCIA!

 

The following two tabs change content below.
Luciana Poles

Luciana Poles

Educadora física e coach ,formada pela Universidade Metodista de Piracicaba em 1994,e master coach do Instituto Edson Burger,trabalhou em academias como professora de ginástica,trabalhou em reabilitação cardíaca e reabilitação de coluna como personal trainner, e desde setembro/2017,trabalha como coach especializada em programação neurolinguistica.
Luciana Poles

Últimos Artigos porLuciana Poles (see all)

Post do Autor Luciana Poles

Luciana Poles
Educadora física e coach ,formada pela Universidade Metodista de Piracicaba em 1994,e master coach do Instituto Edson Burger,trabalhou em academias como professora de ginástica,trabalhou em reabilitação cardíaca e reabilitação de coluna como personal trainner, e desde setembro/2017,trabalha como coach especializada em programação neurolinguistica.