Você já planejou qual será o seu café da manhã? Um dos maiores erros alimentares é deixar de fazer o café da manhã ou fazê-lo inadequadamente. Para quem não tem o hábito de tomar o café da manhã, qualquer motivo basta para justificar o descompromisso: falta de fome ao acordar, falta de tempo, preguiça e muitas outras desculpas. O que muita gente não sabe é que a primeira refeição do dia ajuda nos ajuda a manter uma vida mais saudável, com melhor desempenho intelectual e melhor desenvolvimento nas atividades diárias.
Entre a última refeição do dia e a primeira (café da manhã), há um longo período de jejum e ao acordarmos, estamos com uma grande carga oxidante no organismo pois durante o sono, corpo continua trabalhando, em um ritmo menor, para manter as funções básicas como respirar, o funcionamento cardíaco, circulação, entre outros. Todas essas funções precisam de energia para serem realizadas.
Não comer ao acordar gera uma bagunça metabólica que pode resultar em ganho de gordura e perda de massa muscular.
Até mesmo quem deseja emagrecer deve dar atenção especial a esta refeição pois um café da manhã balanceado está associado à diminuição da fome nas refeições seguintes o que reduz o risco de comer excessivamente no meio do dia.
Diante destas informações, entendemos o porquê de os nutricionistas sempre dizerem que esta é a principal refeição do dia.
Sendo assim, sempre planeje esta refeição, não a faça correndo. É o momento ideal para ingerir uma boa fonte proteica como ovos e iogurtes; boas fontes de carboidratos como banana ou outras frutas, aveia e granolas sem açúcar e boas fontes de lipídeos como gema de ovo, castanhas e sementes.

Maria Izabel Bertuluci

Últimos Artigos porMaria Izabel Bertuluci (see all)
- A importância da família na formação do hábito alimentar da criança - 8 de fevereiro de 2019
- OS BENEFÍCIOS DO CAFÉ - 7 de janeiro de 2019
- O QUE TE DISTRAI DO SEU FOCO? - 30 de novembro de 2018
- CHÁ DE MORINGA: SAÚDE E ALTA CONCENTRAÇÃO DE NUTRIENTES - 27 de outubro de 2018
- SORRIA – Depois a gente acha o motivo - 28 de setembro de 2018