OS QUATRO PRINCÍPIOS DO DINHEIRO

Uma vida equilibrada deve ser guiada por princípios. No caso da vida financeira, ela precisa seguir alguns princípios para conseguirmos alcançar a prosperidade.

Quando quebramos estes princípios, vivemos dentro de desconforto, stress, ansiedade, vivemos com a ausência da certeza e temos uma duvida constante, do que queremos e muitas vezes até mesmo do que somos.

Muitas pessoas usam como desculpa o fato de não ter dinheiro para não cumprir os princípios.  Mas você provavelmente conhece pessoas com pouco dinheiro que cumprem todos os princípios financeiros e são extremamente felizes e conseguem viver com alegria e dignidade.

Ao passo que há pessoas com muito dinheiro e que falham com os princípios financeiros e vivem debaixo de situações delicadas e sempre a beira de um abismo financeiro e muitas vezes familiar.

Os princípios do dinheiro para uma vida financeira equilibrada são:

 

1º – Manter a Vida com Dignidade

Manter a vida com dignidade é honrar os princípios básicos, as necessidades básicas que todo ser humano tem: comida, bebida, moradia, saúde, educação, vestuário….

Isso pode ser simples de entender, mas muitas pessoas não conseguem manter essa dignidade por falta de organização financeira, vivem precisando recorrer a empréstimos, cheque especial ou outros subterfúgios para se manter.

Vemos muito exemplos de pessoas que gastam seu dinheiro de forma inadequada e depois se complicam com dívidas, perdem carro, passam anos sem poder comprar roupas e tendo que viver com uma alimentação bem abaixo do que gostariam.

Quando eu não tenho uma boa organização financeira, eu posso ter que pedir dinheiro emprestado ou ter que contar com outras pessoas para honrar esses compromissos e conseguir me sustentar. Isto é extremamente doloroso. Isto é perder a dignidade.

Quando você pede um cartão ou dinheiro emprestado, você está dando a pessoa que te emprestou o direito de te julgar.

É claro que qualquer um pode precisar de um empréstimo uma vez ou outra, mas quando isso acontece com frequência é sinal de que você está Abrindo mão da sua dignidade.

O princípio da mudança é saber que tem um problema, descobrir de onde ele veio e a partir disso dissociá-lo da sua vida. Se o problema é desorganização, a solução está em começar a organizar, a saber destinar corretamente cada parte do dinheiro e assim, garantir que todas as áreas da vida estejam contempladas e todas as necessidades satisfeitas.

 

 

2º – Investir para o Futuro

Você sabe o que é investir para o futuro?

É você separar uma parte do seu dinheiro e lançá-lo no seu futuro, para que ele se multiplique e um dia possa te tornar independente financeiramente, para que não precise trabalhar para garantir o próprio sustento. A pessoa independente financeiramente trabalha porque gosta, não porque precisa.

Este dinheiro, se investido de uma forma correta por um período de tempo, irá te proporcionar uma situação financeira em que poderá ter mais do que o que precisa para sobreviver, poderá ter conforto e tranquilidade. Você poderá guarda-lo também para realizar seus sonhos a curto, médio e longo prazo.

A ideia aqui não é investir o que sobra. É sim, se organizar e se programar para destinar parte do que ganha para investir, com compromisso e constância. Para isso, existem novas atitudes e novos hábitos que você vai precisar adotar.

Por lado, se você não fizer isso, o seu futuro será incerto. Todos sabem que a aposentadoria pelo governo está fadada ao fracasso, em breve pode ser até que não exista mais.

E mesmo que ela exista poderá ficar muito aquém do seu padrão de vida hoje. Ou seja, você precisará continuar trabalhando mesmo depois da aposentadoria.

 

3º – Lazer

Quais são os benefícios do Lazer?

Primeiro ele torna o seu presente mais prazeroso para que, lá na frente, você alcance os seus objetivos, sem perder a motivação e acabar desistindo. Proporcionar a você e às pessoas que você ama momentos de alegria torna o caminho até sua meta mais macio e ajuda a não boicotá-la.

O lazer é uma forma de dar manutenção ao seu presente, de te dar energia para buscar ainda com mais afinco os seus objetivos. O lazer traz benefícios emocionais. Lembre-se que você é o responsável por produzir dinheiro na sua vida e se o seu emocional estiver ruim, você não produz dinheiro.

 

 

4º – Doar

O ato de doar traz benefícios sociais e também benefícios emocionais. Quando eu dou, eu digo ao universo que eu tenho abundância, que eu tenho para mim e para o próximo.

Às vezes, por medo e por achar que se usar o dinheiro para doar, ele vai faltar no futuro, muitas pessoas passam a vibrar na escassez, gerando cada vez mais escassez.

Quando eu dou, eu estou falando para o meu cérebro que eu tenho o suficiente para mim e para o para doar, que eu sou uma pessoa valorosa. Isso melhora a nossa autoimagem e nos fortalece ainda mais na busca da prosperidade.

Quando você cumpre os quatro princípios do dinheiro, você tem uma vida plena. Isso só traz cada vez mais abundância.

 

Eunice Villaça

Master Coach – Coach de Prosperidade Financeira e Contadora

 

The following two tabs change content below.
Eunice Villaça

Eunice Villaça

Master coach com especialização em emagrecimento e Programação Neurolinguística pelo Instituto Edson Burger. Descobri o coach na luta contra a balança e percebi que o emagrecimento era apenas a ponta de um iceberg de possibilidades que estariam por vir na minha trajetória.
Eunice Villaça

Últimos Artigos porEunice Villaça (see all)

Post do Autor Eunice Villaça

Eunice Villaça
Master coach com especialização em emagrecimento e Programação Neurolinguística pelo Instituto Edson Burger. Descobri o coach na luta contra a balança e percebi que o emagrecimento era apenas a ponta de um iceberg de possibilidades que estariam por vir na minha trajetória.