OS BENEFÍCIOS DO CAFÉ

O café faz parte da nossa cultura há mais de dois séculos e desde então é um dos grandes companheiros do dia a dia. Presente em praticamente todas as mesas do país, seja no café da manhã, lanche da tarde e para alguns até a noite.

Muitos se consideram viciados em café e precisam da bebidas todos os dias para manter a disposição.

Uma pesquisa realizada na Inglaterra traz uma ótima notícia para estas pessoas. O estudo provou que o consumo de café pode influenciar de maneira positiva na longevidade.

Outros benefícios do café já são bem conhecidos, entre eles:

  1. Ele melhora seu fígado e o deixa mais saudável

Pesquisas mostram que pessoas que bebem quatro ou mais xícaras de café por dia tem chance 80% menor de cirrose do fígado. A pesquisa mostra também que quem bebe esta mesma quantidade tem 40% menos risco de desenvolver câncer de fígado.

  1. Beber café deixa você mais inteligente

Uma das principais substâncias contidas nos café, a cafeína, é um potente estimulante psicoativo. Quando você bebe o café, uma parte dessa substância vai para o seu cérebro e gera uma série de reações químicas que faz com que seu cérebro trabalhe mais rapidamente, melhorando seu humor, energia, memória, tempos de resposta e funcionamento cognitivo geral.

  1. Estimula o metabolismo

Uma das substâncias associada à queima de gordura, a cafeína, é encontrada em quase todos os suplementos perda de peso. Sabe-se que beber café estimula o funcionamento do metabolismo em cerca de 11%. Porém, isso não significa que você deve beber café em vez de malhar. Faça as duas coisas, se exercite e beba café. Além de levar a uma vida saudável você provavelmente estará mais feliz tomando uma boa xícara de café.

  1. Possui nutrientes importantes

O café é uma importante fonte de antioxidantes. Ele contém uma série de nutrientes, como vitaminas B2, B3, B5 e, manganês, magnésio e potássio.

  1. Café reduz o risco de diabetes tipo 2

Algumas pesquisas mostram que o consumo diário de café reduz em média de 7% no risco de diabetes para cada xícara diária.

  1. Reduz o risco de Parkinson

O Mal de Parkinson está associado à queda dos níveis de dopamina do organismo.

A cafeína tem o efeito de aumentar os níveis de dopamina no cérebro. Estima-se que quem bebe café regularmente diminui de 32% a 60% a possibilidade de desenvolver a doença.

  1. Beber café combate a depressão e também deixa você mais feliz

A dopamina não previne só o Mal de Parkinson, ela também é muito conhecida como a “substância do prazer”. Isso explica porque pessoas que bebem quatro ou mais xícaras de café por dia têm uma chance 20% menor de tornar-se deprimido, e são mais de 50% menos propensos a cometer suicídio.

  1. Café deixa seu organismo limpo

O café é um ótimo diurético. O corpo humano muitas vezes elimina as bactérias e vírus prejudiciais através da urina, e beber café aumenta este processo natural. Isso significa que beber café vai fazer você urinar com mais frequência do que se você não estivesse bebendo café.

  1. Café te deixa mais calmo quando está com sono

O aroma do café altera a composição de uma proteína no cérebro que está associada com o estresse, esse estresse especificamente está aliado à privação do sono. É por isso que todos nós aprendemos desde cedo que nos sentimos muito melhor, principalmente na parte da manhã, depois de um bom copo de café.

  1. Reduz as chances de desenvolver doenças associadas à demência e Mal de Alzheimer

Café geralmente melhora a memória, graças aos efeitos da cafeína sobre alguns dos neurotransmissores do cérebro. Ao melhorar a sua memória ao longo do tempo, especialmente quando você está mais velho, também reduz as chances de você desenvolver algum tipo de demência e Mal de Alzheimer.

 

Como você pôde ver, razões não faltam para tomar aquela xícara de café sem culpa. Mas lembre-se, apesar de trazer tantos benefícios, como tudo na vida, o café tem que ser consumido com moderação.

 

The following two tabs change content below.
Maria Izabel Bertuluci

Maria Izabel Bertuluci

Nascida em Sacramento MG em 29 de maio de 1959 e atualmente resido em Piracicaba SP. Sou casada há 39 anos e tenho 2 filhos. Formada em contabilidade, porém trabalhei na área de comércio de alimentação por 35 anos e atualmente Coach do Instituto Edson Burger.
Maria Izabel Bertuluci

Últimos Artigos porMaria Izabel Bertuluci (see all)

Post do Autor Maria Izabel Bertuluci

Maria Izabel Bertuluci
Nascida em Sacramento MG em 29 de maio de 1959 e atualmente resido em Piracicaba SP. Sou casada há 39 anos e tenho 2 filhos. Formada em contabilidade, porém trabalhei na área de comércio de alimentação por 35 anos e atualmente Coach do Instituto Edson Burger.