O QUE TE DISTRAI DO SEU FOCO?

Algumas pessoas pensam que ter foco significa dizer sim para o que você irá focar. Porem, na realidade, foco é muito mais dizer não às centenas de outras coisas boas que existem. Você precisa selecionar cuidadosamente aonde esta depositando sua atenção. Portanto, hoje em dia a maior dificuldade em manter o foco é a quantidade de informação disponível.

O foco é a capacidade que o ser humano tem em concentrar suas energias em um único ponto, com força suficiente para produzir mudanças e realizações rápidas. Este ponto é o que chamamos de meta. O foco vem das metas. E a meta vem do que eu sou, de como entendo minhas prioridades de hoje. É a meta quem guia o foco. E a dificuldade em manter o foco vem da dificuldade em ter prioridades na vida. Por exemplo, para se ter foco no trabalho e preciso saber quais suas prioridades no trabalho. Definindo estas prioridades, tem se as metas e então você concentrara suas energias nessas metas para produzir o resultado esperado.

Porém, o sucesso não depende apenas de se ter metas e foco. É necessário se atentar para não se distrair do seu foco.

Sabemos que pessoas realmente realizadoras não se distraem. Muitas vezes, pessoas com mesmo nível intelectual e cognitivo produzem resultados diferentes. Isso ocorre, pois aqueles que não se distraem, conseguem manter o foco no que realmente importa e por isso são capazes de produzir mais e com mais qualidade que seus pares ou concorrentes.

A capacidade de se manter focado está intimamente ligada à maturidade emocional. Pessoas imaturas não conseguem manter o foco nos seus objetivos, começam algo e logo perdem a perspectiva do que de fato importa fazer ou conquistar.

O primeiro passo para ser uma pessoa focada é identificar esse inimigo silencioso chamado fator de distração. O que distrai você do seu foco? O que faz com que comece uma jornada na direção do seu alvo e de repente se veja parado ou indo em outra direção?

Cada pessoa possui seus fatores de distração, como por exemplo, festas, bebidas, redes sociais, internet, drogas, preguiça, depressão, jogos, entre muitos outros. Observe que muitas vezes são fatores ou comportamentos ingênuos que podem destruir relacionamentos, carreiras, estagnar carreiras profissionais, gerar dependência financeira, acidentes e muitos outros danos.

Para ajudar a identificar seus fatores de distração, distribua sua vida em setores, por exemplo, área conjugal, espiritual, saúde, etc. Identifique o que é mais importante pra você em cada setor. Feito isso, avalie se há alguma distração te impedindo de viver o melhor naquela área. E por fim, faça uma lista do que você deve fazer para eliminar esta distração. Veja o Exemplo:

Setor: Saúde

O que é importante: Fazer atividade física 3 vezes por semana.

Distração: Ficar na televisão até tarde e não conseguir acordar mais cedo para praticar atividade física.

O que fazer: Tirar a televisão do quarto.

Fazendo esse exercício para todas as áreas da sua vida, você ira identificar onde e em que focar sua atenção e seu tempo. Saberá também o que vem distraindo seu foco e terá relacionado as ações para eliminar essas distrações em cada área da sua vida.

 

The following two tabs change content below.
Maria Izabel Bertuluci

Maria Izabel Bertuluci

Nascida em Sacramento MG em 29 de maio de 1959 e atualmente resido em Piracicaba SP. Sou casada há 39 anos e tenho 2 filhos. Formada em contabilidade, porém trabalhei na área de comércio de alimentação por 35 anos e atualmente Coach do Instituto Edson Burger.
Maria Izabel Bertuluci

Últimos Artigos porMaria Izabel Bertuluci (see all)

Post do Autor Maria Izabel Bertuluci

Maria Izabel Bertuluci
Nascida em Sacramento MG em 29 de maio de 1959 e atualmente resido em Piracicaba SP. Sou casada há 39 anos e tenho 2 filhos. Formada em contabilidade, porém trabalhei na área de comércio de alimentação por 35 anos e atualmente Coach do Instituto Edson Burger.