O que é PNL? Como ela pode te ajudar a emagrecer?

Muito se vem falando sobre PNL mas nem todo mundo tem consciência de que é e como ela pode nos ajudar.

A sigla é composta pela junção de três palavras:

Programação neurolinguística (PNL) é uma abordagem de comunicação, desenvolvimento pessoal criada por Richard Bandler  e John Grinder  na Califórnia,  Estados Unidos na década de 1970. Os criadores da PNL afirmam que existe uma conexão entre os processos neurológicos (“neuro”), a linguagem (linguística) e os padrões comportamentais aprendidos através da experiência ( programação ), e que estes podem ser alterados para alcançar informações específicas e metas na vida. Bandler e Grinder também afirmam que a metodologia da PNL pode “modelar” as habilidades das pessoas, permitindo que adquiram habilidades. Afirmam também que a PNL  é capaz de nos fazer agir ou nos paralisar em algumas questões pessoais, em apenas uma única sessão.

Programação neurolinguística , ela faz uma reprogramação juntamente com ressignificação de pensamentos, crenças e velhos hábitos, que não fazem mais sentido para você  naquele momento de transformação, traçando o caminho mais curto para o objetivo.

Nos anos 80, Grinder e Bandler se separam, originando duas escolas com diferentes abordagens e construções para a PNL.

No final dos anos 70 começo de 80, Dilts e Judith exercem uma grande influência nas construções do que hoje é a PNL. Após estudar com Bateson profundamente, entre outros modelos, Dilts revoluciona a PNL, trazendo o que seria chamado de 2ª Geração da PNL.

A 3ª Geração da PNL está sendo desenvolvida desde 1990 por Robert Dilts e Judith Delozier. Com  aplicações mais sistêmicas e centralizam-se em níveis mais altos de aprendizagem, interação e desenvolvimento. Dilts menciona a influência das descobertas da Física Quântica e da mecânica e de suas partículas.

1- Mente Cognitiva – Cognição lógica que emerge do cérebro

2- Mente Somática – Experiência sensorial que centra-se no corpo (Fisiologia)

3- Campo Energético – Vem através da nossa conexão e do relacionamento com outros Sistemas à nossa volta e dos sistemas com infinitas possibilidades

Todas as três gerações da PNL estudam a estrutura e o funcionamento da mente (esta é a essência da Programação Neurolinguística). As duas primeiras gerações estudavam quase que exclusivamente a Mente Cognitiva. A 3ª geração ampliou o campo de estudo para incluir também a Mente Somática e o Campo Energético presente no sistema onde atuamos.

Através de imagens e visualizações verbais e não verbais, sensações e forças já existentes em você  seu cérebro vai criando novas conexões , é como se você  conversasse com você  mesma, e visualizasse a  questão de fora.

Pode parecer maluco!  Você  pode falar : ” Eu falo comigo o tempo todo mas  não emagreço ou mudo hábitos com isso.” Pois bem, isso foi uma das primeiras coisas que falei para mim quanto escolhi emagrecer com a PNL , mas acredite, com ela aprendemos falar de maneira correta  e fazer questões certas, e não mais  as perguntas erradas, tais como:

Porque sempre dá errado?

Por que causo isso?

O que estou fazendo de errado?

Eu não tenho jeito mesmo?

Pra mim nada funciona?

Podemos nos  tornar  nosso  pior algoz e  muitas vezes nos perguntamos, nós mesmos respondemos e nos sentenciamos.

Quantas vezes você  já começou  algo e parou  no meio do caminho sem se dar ao menos uma chance inteira de fazer dar certo?

 

 

A PNL primeiro faz por nós, depois faz pelos outros que estão a nossa volta.

Eu me lembro,  quando um professor da formação falou, e nunca mais esqueci, a PNL  é como andar de avião. Quando as máscaras caírem primeiro coloque em você  para depois colocar nos outros, mesmo que seja em seu filho. Para ajudar o outro você tem que estar bem.

A PNL tem  ferramentas para despertar potencialidades adormecidas e criar todo um novo contexto de uma vida nova. Assim nesse processo colocamos para mente racional e para a mente emocional que a mudança é boa, e segura em acontecer, desenterrando crenças e ressignificando-as  de limitadoras para fortalecedoras para sempre.

O  cérebro  conta que nem sempre podemos fazer a mudança como queremos, porque uma parte de nós reconhece aquilo como agressivo ou perigoso. Por isso  não damos continuidade em algumas coisas que começamos. Ou volta como estava antes, tentando mostrar quais os aspectos bons daquele estado, essa intenção inconsciente de que está tudo bem.

Quero que observe como você se sente quando é derrotado pela comida, ou quando alguém pega no seu pé para que você não abuse da comida.

Observe de onde isso vem?

Onde você sente no corpo?

E procure lembrar se tem episódios de quando você  era criança e alguém te repreendeu e você, para provar independência e liberdade, começou  repetir essa  atitude, esquecendo que não precisava provar mais nada pra ninguém, transformou em um hábito automático, resultando não só no corpo mas também  na mente de hoje.

Para PNL não existe jeito certo ou errado, existe seu próprio jeito e estilo eficientes.

Tenho resultados e sei como funciona, pois pra quem vivia de dieta em dieta e sempre esperava alguma solução mágica, assim ganhando cada vez mais peso, encontrei no coaching de emagrecimento com PNL , os resultados de emagrecimento duradouro e sem efeito sanfona.

Então…

O que ganhei com essa mudança?

Para mim 44 quilos eliminados.

Qual é o preço de fazer essa mudança?

Consciência de minhas decisões,  tomando  uma decisão por dia para não procrastinar.

O que não tem preço?

Sentir vontade de comer o bolo ou docinhos em uma festa, e não sentir que tenho pouca força de vontade, ou é fraqueza.

Todo ser humano tem suas questões que se sai bem, e outras que precisam de ajuda, mas em ambas suas respostas e forças já existem dentro de si. Pense nisso.

Gratidão por você ter chegado até aqui e se você gostou compartilhe com seus amigos!

Namastê

 

 

 

 

The following two tabs change content below.
Dra. Eliana Zenaro

Dra. Eliana Zenaro

Fisioterapeuta formada pela Universidade Paulista-UNIP, pós-graduada em Uroginecologia e Saúde da Mulher pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto-FAMERP; Dermatofuncional e Estética Facial e Corporal com ênfase em Drenagem Linfática e Pós Operatório de Cirurgia Plástica pela Faculdade do Senac. Máster Coach em Emagrecimento consciente e relacionamentos pelo HCII e coach pelo Instituto Edson Burgue em formação em evolução continuada progressiva EPC pelo instituto Magno Novari. Objetivo: trabalhar com pessoas em todas as faixas etárias, em grupos ou individuais. Missão: ser facilitadora de crescimento o maior número de pessoas a tomar a decisão em despertar todo seu potencial.

Post do Autor Dra. Eliana Zenaro

Dra. Eliana Zenaro
Fisioterapeuta formada pela Universidade Paulista-UNIP, pós-graduada em Uroginecologia e Saúde da Mulher pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto-FAMERP; Dermatofuncional e Estética Facial e Corporal com ênfase em Drenagem Linfática e Pós Operatório de Cirurgia Plástica pela Faculdade do Senac. Máster Coach em Emagrecimento consciente e relacionamentos pelo HCII e coach pelo Instituto Edson Burgue em formação em evolução continuada progressiva EPC pelo instituto Magno Novari. Objetivo: trabalhar com pessoas em todas as faixas etárias, em grupos ou individuais. Missão: ser facilitadora de crescimento o maior número de pessoas a tomar a decisão em despertar todo seu potencial.