O que é depressão? 10 dicas infalíveis para o tratamento da depressão

Uma sensação de vazio, como se nada fizesse mais sentido. Por mais sonhos que você possa ter dentro de você, parece que não adianta ir atrás, até porque não se tem força. Essa falta de vontade e de ânimo, se chama depressão.

 

Se você sofre com o problema de depressão, ou conhece alguém nesta situação, confira 10 dicas infalíveis para o tratamento da depressão.

 

Afinal, o que é depressão?

A depressão é uma doença que afeta o funcionamento do nosso cérebro, causando distúrbios de afeto e humor. A doença afeta quimicamente o nosso cérebro e, exatamente por isso, alguns casos precisam de medicamento para poder controlar a depressão.

 

Ao contrário do que muitos imaginam,  a depressão não é apenas uma tristeza e muito menos uma frescura. A pessoa se sente impossibilitada de realizar atividades cotidianas simples, quase não conseguindo se levantar da cama.

 

Se você sofre de ansiedade, sente uma angústia forte, não tem interesse pelas coisas que antes adorava, não tem vontade de ter convívio social, se sente sempre desanimado, fique atento. Pode ser sim um quadro de depressão. E a maneira de averiguar isso é agendando uma consulta com um psicólogo, um psiquiatra e ou iniciar um processo de coaching.

 

10 dicas infalíveis para o tratamento da depressão

 

1 – Bole um projeto agora

 

Não é brincadeira, ninguém aqui está falando em correr uma maratona da noite para o dia, mas é que para conseguir evoluir no tratamento da depressão, é necessário ter um objetivo, algo que faça você querer sair da cama todos os dias. Pode ser: passear com o cachorro todos os dias às cinco da tarde, ir à academia, andar de bicicleta, criar um diário, criar um blog ou qualquer coisa que te faça sair da cama. Qualquer projeto banal ou não para você ter um compromisso consigo mesmo.

 

2 – Faça meditação e yoga

 

Essas atividades ajudam a realizar uma verdadeira mudança cerebral, melhorando também a percepção que o indivíduo tem de si mesmo. Comece devagar, com 10 a 15 minutos por dia.

 

3 – Música todos os dias

 

Vários estudos já comprovaram que a música tem o poder de transformar o corpo em vários aspectos, seja aumentando a pressão saguínea, relaxando a respiração, entre outros. American Music Therapy Association-AMTA, dos Estados Unidos, através de estudos realizados afirmam que a música pode inclusive curar quadros depressivos.

 

4 – Agende uma consulta

 

Sempre é bom se consultar com especialistas no tema, por isso, procure ajuda com um psiquiatra ou psicólogo. Caso um psiquiatra receite algum remédio capaz de tirar você do estado depressivo, faça o tratamento da forma como foi prescrito, sem interromper o tratamento.

 

5 – Um dia de cada vez

 

Nada de ficar remoendo o passado, isso só faz aumentar a sua ansiedade e a depressão. Que tal ser feliz com o que se tem hoje?

 

6 – Planeje uma viagem

 

Não tem muito dinheiro, ok? Vá para a cidade vizinha e passe um final de semana inteiro sem fazer nada, caminhando em parques, apenas para você se renovar.

 

7 – Assista  à uma comédia

 

Netflix taí pra isso: ajudar a gente a ser feliz. Convide um amigo ou peça a indicação de uma boa comédia , porque rir ajuda muito!

 

8 – Afaste-se de pessoas tóxicas

 

Escolher não conviver com pessoas que te fazem mal é um ato de amor próprio! Por isso preserve sua vida distanciando-se destas pessoas.

 

9 – Alimente-se bem

 

Quando se está em um tratamento para depressão, não adianta fazer dietas muito restritivas. Pelo contrário, procure um cardápio saudável e nutritivo, e se permita comer as coisas que te dão prazer. Para isso, nada melhor que se consultar previamente com um especialista na área de nutrição. Além disso, a natureza proporciona muitos alimentos que podem dar energia e disposição nesse momento tão difícil.

 

10 – Não existe uma vida perfeita e nem felicidade eterna

 

É bom que você entenda que não existe um modelo de vida perfeito e nem felicidade eterna. Mas você precisa sim sair do estado depressivo para ter uma vida com o mínimo de qualidade.

 

 

The following two tabs change content below.
Lucia Serrão do Nascimento

Lucia Serrão do Nascimento

Sou psicóloga clínica, especialista em doenças psicossomáticas e Coach da equipe do Instituto Edson Burger. Faço atendimentos em consultório, escola, empresas e via online. Trabalho com adolescentes, adultos, terceira idade e grupos. O meu propósito é trabalhar ajudando as pessoas a desenvolverem todo o seu potencial.
Lucia Serrão do Nascimento

Últimos Artigos porLucia Serrão do Nascimento (see all)

Post do Autor Lucia Serrão do Nascimento

Lucia Serrão do Nascimento
Sou psicóloga clínica, especialista em doenças psicossomáticas e Coach da equipe do Instituto Edson Burger. Faço atendimentos em consultório, escola, empresas e via online. Trabalho com adolescentes, adultos, terceira idade e grupos. O meu propósito é trabalhar ajudando as pessoas a desenvolverem todo o seu potencial.