O Poder da Educação

Não nascemos pais, nos transformamos!

Todos nós reconhecemos a necessidade de educar, mas como ensinar, o que ensinar e quando ensinar?

O desafio de sermos pais é agora!

Na correria do dia-a-dia, com trabalho e responsabilidades distribuídas, em apenas 24 horas, nem um milésimo de segundos a mais, cuidar e educar um filho, sobrinho ou neto é uma tarefa de grande responsabilidade e bastante complexa. O amor e a vontade de fazer o certo é imensa, mas não o suficiente, pois nem sempre o caminho a seguir está claro e desobstruído.

As mudanças sociais estão ocorrendo numa velocidade que, 24 horas destinadas democraticamente, a todo ser humano, parece ser uma quantidade insuficiente para tanta demanda da vida.

Na mesma velocidade estão as informações, é uma avalanche de conteúdos que, perder-se no meio delas é fato real. Gerenciar e filtrar a veracidade de conteúdo é outro fato que dificulta escolher qual educação é a melhor. O que priorizar na educação, qual escola é melhor e outros questionamentos pertinentes, relacionados à educação, fazem parte do roteiro de quem inicia a jornada de educador.

Gerenciar tudo e todas as situações parece ser coisa que só SUPER HUMANO consegue fazer, mas não é. Todos nós somos capacitados para gerenciar, pensamentos, emoções, escolhas e atitudes, mas para tanto, são necessários recursos e ferramentas de transformação.

Você não precisa ser perfeito, mas precisa ser a melhor versão de você mesmo. Saber quando educar e como quer educar são dois passos importantes na tarefa de educador. Ninguém muda o desconhecido, ou educa o que não conhece.

Ter tempo e dedicar à tarefa de encontrar a melhor forma de educar passa a ser uma prioridade.

Alguns pontos, importantes, podem te ajudar a decidir por onde começar:

  • Confiança. Ensine sobre Deus, alimente sua fé.
  • O exemplo é sua maior arma na educação – Criança vê, criança faz. Mudanças no seu mundo externo deve começar no mundo interno. Seja modelo para sua criança. As mudanças que tanto você procura devem começar no seu mundo interno e expandir-se para o externo.
  • Encontre parcerias. Educar requer um conjunto de escolhas e ações, sendo assim, se cercar de fontes confiáveis de informação e instituições podem ser um excelente recurso auxiliar. Parceria não é sinônimo de terceirização educacional, mas uma coadjuvante no processo e não a fonte principal.
  • Instituição de Ensino – Pesquise. Que educação você quer? Conhecer a escola e saber sobre o projeto educacional vai te trazer segurança na escolha. Os valores educacionais da instituição, estão alinhados com seus valores, com suas crenças? Existem instituições educacionais com diferentes propostas. Conhecer quem vai educar e cuidar da sua criança te trará segurança.
  • Segure a ansiedade. Se for a primeira vez da criança na escola, quanto mais informação você tiver sobre a escola, mais segurança você vai passar.
  • Não se cobre com as falhas. Filho não vem com manual de explicação. Corrija imediatamente. Foque na solução.
  • Demonstre amor. Fale, desenhe se preciso for, seu filho precisa ter certeza e segurança desse amor.
  • Procure modelos de bons educadores. Quem te inspira e ou te influencia na arte de educar?
  • Cuide da saúde. Cuidar da saúde é agregar alimento para o corpo e mente. Ofereça e crie hábitos saudáveis na alimentação, bem como bons conteúdos de formação à sua criança.
  • Ensine valores. Valores se ensinam, não é nato no ser humano. Ensine os valores da amizade, do amor, da generosidade, do respeito, etc., sempre respeitando a idade da criança. Adeque seu discurso para compreensão infantil.
  • Autonomia e iniciativa. Permita seu filho fazer o que ele tem habilidade e competência para fazer, não o poupe de obrigações. Dê oportunidade para ele expressar-se sobre suas vontades e, se possível, decidir.

Junte todos esses elementos e eduque com mais segurança.

Agora, se você precisa de ajuda para posicionar-se perante seu filho todos os dias, entre em contato comigo.

 

The following two tabs change content below.
Coach Ester Franco

Coach Ester Franco

Coach Ester Franco - @esterfrancoach Professora Aposentada da Rede Pública no Município de São Paulo. Formada em Letras e Pedagogia. Pós Graduada em Ética, Valores e Saúde na Escola Pós Graduada em Semiótica das Culturas e dos Discursos não verbais É uma pessoa de bem com a vida e muito grata a Deus por tudo. Ama o mar e viajar.
Coach Ester Franco

Últimos Artigos porCoach Ester Franco (see all)

Post do Autor Coach Ester Franco

Coach Ester Franco
Coach Ester Franco - @esterfrancoach Professora Aposentada da Rede Pública no Município de São Paulo. Formada em Letras e Pedagogia. Pós Graduada em Ética, Valores e Saúde na Escola Pós Graduada em Semiótica das Culturas e dos Discursos não verbais É uma pessoa de bem com a vida e muito grata a Deus por tudo. Ama o mar e viajar.