O Papel Dos Hormônios Na Liderança

Sua Biologia Pede Que Você Lidere Ou Seja Liderado

 

Você É Líder Ou Liderado?

Você se sente valorizado no seu trabalho?

 

Muitos líderes não entendem que o trabalho pode ser o condutor de grandes mudanças pessoais, de ser a satisfação pessoal e a realização de um propósito de vida. Não entender esse propósito de vida inviabiliza um ambiente de trabalho mais motivador e melhor. Ele também não tem o entendimento que ser líder não é ser mandão mas sim aquele que motiva e se torna admirável.

 

As Substâncias Hormonais No Papel Da Liderança

Nossa biologia desenvolveu-se para que pudéssemos sobreviver e, para isso, produzem 4 substâncias hormonais que controlam nosso comportamento.

Os hormônios egoístas nos ajudam a realizar coisas e os hormônios altruístas nos ajudam a relacionar-se e melhor colaborar com o outro.

Liderar é, também, entender as substâncias hormonais presentes nesse comportamento.

Os 4 hormônios são:

  • Endorfina: o hormônio que mascara a dor;
  • Dopamina: o hormônio que ajuda a realizar as coisas;
  • Serotonina: o hormônio da liderança;
  • Oxitocina: o hormônio do amor.

 

 

Endorfina E Dopamina

Endorfina e Dopamina são “hormônios egoístas”, estão relacionados com o EU. Exemplo, quando realizamos uma tarefa, ficamos felizes e a Endorfina mascara a dor depois de uma maratona, mas a dopamina nos deixa feliz.

Esses dois hormônios são responsáveis pelo realizar coisas – sucesso. O problema é que muitos líderes trabalham com métodos baseados no medo, esse é um modelo antigo de gestão. Basear a motivação das pessoas no medo traz resultados ruins ao grupo, mas libera Dopamina no corpo do “Líder Ditador”. Para piorar, esses hormônios são viciantes. Cuidado!!

 

Serotonina E Oxitocina

Já a Serotonina e a Oxitocina são hormônios altruístas, afetam a nossa vida social, ajudando-nos a nos relacionar com os outros.

Esses hormônios nos fazem sentir confiantes e a fazer parte do grupo. Eles ajudam o grupo a trabalhar com empatia. Esses benefícios se farão presente na proximidade com os liderados e é preciso estar lá, motivando sempre. Você está no papel de líder? Você precisa desenvolver a Liderança que é passar, com clareza, os valores da sua organização. Os valores e o sistema operacional de como funciona a organização são fatores importante na hora de fazer novos recrutamentos bem como manter os bons funcionários.

 

Empatia, A Chave Da Liderança

Para ser um líder você precisa se importar com seus liderados e querer que eles estejam sempre bem. A empatia acontece quando nos colocamos no lugar do outro. Entender Não é Concordar. Sem empatia nos distanciamos dos nossos liderados e quanto mais distantes, mais propensos estamos a desumanizar as pessoas e vê-las como engrenagem de uma máquina. O certo é trata-las com respeito e dignidade. Liderados confiantes e seguros trabalham mais duro e concentrados, assim terão mais resultados positivos em cada dimensão da sua vida e/ou do negócio.

 

Quer desenvolver mais sua liderança e precisa saber como, então fale, comigo. Estou a distância de um whatsapp.

 

The following two tabs change content below.
Coach Ester Franco

Coach Ester Franco

Coach Ester Franco - @esterfrancoach Professora Aposentada da Rede Pública no Município de São Paulo. Formada em Letras e Pedagogia. Pós Graduada em Ética, Valores e Saúde na Escola Pós Graduada em Semiótica das Culturas e dos Discursos não verbais É uma pessoa de bem com a vida e muito grata a Deus por tudo. Ama o mar e viajar.
Coach Ester Franco

Últimos Artigos porCoach Ester Franco (see all)

Post do Autor Coach Ester Franco

Coach Ester Franco
Coach Ester Franco - @esterfrancoach Professora Aposentada da Rede Pública no Município de São Paulo. Formada em Letras e Pedagogia. Pós Graduada em Ética, Valores e Saúde na Escola Pós Graduada em Semiótica das Culturas e dos Discursos não verbais É uma pessoa de bem com a vida e muito grata a Deus por tudo. Ama o mar e viajar.