Estratégia de Emagrecimento

O PLANEJAMENTO ALIMENTAR É UMA ESTRATÉGIA PARA ALCANÇAR O SUCESSO NO EMAGRECIMENTO.

 

Como é seu comportamento alimentar?

Você já tem a sua Estratégia?

As pessoas que possuem um comportamento alimentar inadequado precisam detalhar suas próprias estratégias. As estratégias precisam ser personalizadas, não dá para generalizar. O PLANEJAMENTO ALIMENTAR é uma estratégia de emagrecimento que possibilita flexibilizar sua necessidade e suas preferências alimentares. O mesmo torna-se um excelente recurso de otimização do tempo e (re) organização mental.

PLANEJAMENTO DO TEMPO:

Organize seu tempo, de forma que consiga cumprir todas as refeições. Concentre-se nas refeições. Não faça outra atividade ao mesmo tempo. Se estiver entre amigos ou familiares procure falar sobre assuntos agradáveis.

 

COMPRAS:

Sempre que for às compras, primeiro faça uma lista do que necessita. Só então vá ao lugar desejado e só compre o que estiver na lista. Evite ficar passeando pelos corredores dos supermercados. Caso tenha algum item que você tenha se esquecido de anotar, só compre após pensar e julgar se realmente o item é necessário. Dê preferência a andar com o dinheiro suficiente para a lista de compras.

Utilizar o sistema delivery  é uma estratégia que evita a sedução visual da variedade de ofertas.

Organize os dias de feira e sacolão para que não faltem e nem estraguem as hortaliças e frutas.

 

GELADEIRA E DESPENSA:

Ponha lembretes visíveis na geladeira sobre seus objetivos, como por exemplo, “quero melhorar o consumo de frutas” ou “se não está na hora de uma de minhas refeições, preciso mesmo comer? Estou com fome?”.

Deixe visíveis alimentos como iogurtes, frios magros, gelatinas, sucos, frutas, etc..

Os alimentos que podem ser “gatilho” de compulsões devem ser evitados ou armazenados em quantidades pequenas e, estocados em locais de difícil acesso; guardá-los em recipientes não transparentes, que não dê para identificar o alimento; etc..

Não estoque ou espalhe guloseimas pela casa: prefira sair e comprar o que deseja em porção individual para consumo imediato (dentro dos horários propostos). Nunca deixe faltar variedade de verduras e frutas (lembre-se da aula de grupos alimentares).

 

PREPARO:

Cozinhe em horários que não esteja com fome. Deixe que outras pessoas provem a comida. A degustação estimula a fome. Evite ficar beliscando. Para saber se está gostoso, se necessário, prove uma colher de café do alimento e beba 1 copo de água em seguida! Beba bastante água durante o preparo.

 

Estrutura alimentar adequada:

  1. Não pular refeições;
  2. Ideal: seis refeições por dia, com intervalo médio de 3 horas em cada uma, essa estratégia evita o descontrole alimentar:

* Principais – Café da Manhã, almoço e jantar

* Intermediários – Lanche da manhã, lanche da tarde e Ceia.

 

Um bom planejamento alimentar proporcionará a consolidação de hábitos saudáveis, mas existem outras estratégias que você pode conhecer e aplicar.

Quer saber mais sobre estratégias de emagrecimento, então, marque uma sessão gratuita que juntos vamos personalizar a sua estratégia.

 

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Coach Ester Franco

Coach Ester Franco

Coach Ester Franco - @esterfrancoach Professora Aposentada da Rede Pública no Município de São Paulo. Formada em Letras e Pedagogia. Pós Graduada em Ética, Valores e Saúde na Escola Pós Graduada em Semiótica das Culturas e dos Discursos não verbais É uma pessoa de bem com a vida e muito grata a Deus por tudo. Ama o mar e viajar.
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Coach Ester Franco - @esterfrancoach Professora Aposentada da Rede Pública no Município de São Paulo. Formada em Letras e Pedagogia. Pós Graduada em Ética, Valores e Saúde na Escola Pós Graduada em Semiótica das Culturas e dos Discursos não verbais É uma pessoa de bem com a vida e muito grata a Deus por tudo. Ama o mar e viajar.