Emagrecer Depois dos 40

Perder peso depois dos 40 anos realmente é mais difícil do que aos 20 ou aos 30, mas nem por isso esta temida tarefa se torna impossível. Com as atitudes certas e muito esforço e determinação, é possível perder os quilos a mais em qualquer idade.

Para que possamos triunfar nesta árdua batalha, vamos explicar o que acontece com o nosso organismo com o passar dos anos, além de dar dicas de como superar as novas dificuldades e emagrecer de vez.

Por que é tão difícil emagrecer após os 40 anos?

O principal motivo que dificulta a perda de peso depois dos 40 é o metabolismo. A taxa metabólica basal, que representa a quantidade de calorias que o corpo precisa diariamente para manter o peso, se reduz com o passar do tempo. Assim, se continuarmos comendo aos 40 o que comíamos aos 30, provavelmente iremos engordar.

Além do metabolismo, outro fator que costuma atrapalhar a perda de peso é a dificuldade de encontrarmos tempo para nos alimentar corretamente e fazer atividade física. Com os filhos e o estresse no trabalho, estamos cada vez mais ocupadas e fazendo refeições rápidas.

As mulheres ainda têm que lidar com as mudanças hormonais que podem ocasionar o ganho de peso, e com a perda de massa magra que ocorre muito mais rápido a partir desta idade, criando uma combinação de obstáculos difíceis de serem superados.

Difíceis, mas não impossíveis.

Como perder peso após os 40 anos?

Vamos falar sobre algumas dicas e orientações para quem está tendo dificuldade em emagrecer após os 40. Lembre-se de que é fundamental ter paciência, já que os resultados virão, ainda que eles demorem em aparecer.

  1. Não faça dietas restritivas

Se estes 40 anos nos ensinaram algo, é que dietas muito restritivas não funcionam a longo prazo. Você não quer correr para entrar em um vestido ou para passar o final de semana de biquíni na praia, por isso a chave é perder peso de forma lenta e contínua.

Reduza as porções para diminuir o número de calorias consumidas diariamente, de forma a criar o déficit calórico que seu corpo precisa para emagrecer. Mesmo que demorem mais a sumir, os quilos perdidos não serão recuperados.

  1. Mantenha uma alimentação saudável

Hábitos alimentares saudáveis são fundamentais para perder peso. Aposte no consumo de frutas, vegetais e legumes, combinando-os com proteínas magras como peixes e frango, e grãos integrais.

  1. Tente dormir 8 horas por dia

A importância do sono costuma ser subestimada, mas dormir bem é um fator crucial para a perda de peso. Com o passar dos anos, costumamos dormir cada vez menos horas, e isso afeta a produção de dois hormônios associados justamente à fome e à saciedade, dificultando o emagrecimento.

  1. Pratique atividade física regularmente

Com o passar dos anos, temos uma tendência a reduzir a regularidade e a intensidade dos exercícios físicos, o que torna mais difícil a tarefa de manter o peso ou emagrecer.

Escolha uma atividade que você realmente goste e que lhe dê prazer, e tente praticar ao menos três vezes por semana. Pode ser uma aula de dança, uma caminhada no parque ou uma aula de natação; o importante é se mexer com frequência e aumentar os batimentos cardíacos.

  1. Respeite os horários das refeições

Outra forma de lutar contra o metabolismo que vai ficando preguiçoso é fracionar a ingestão de alimentos ao longo do dia. Tente comer de 3 em 3 horas e fazer 6 refeições ao dia, assim você não passará fome e queimará calorias de forma constante.

Com o passar dos anos, o horário das refeições também passa a influenciar mais o emagrecimento. No jantar, opte por uma refeição leve, como uma sopa ou um grelhado com legumes. Evite exageros à noite para não sabotar seu plano de perda de peso.

Por outro lado, aproveite o café da manhã para comer bem, já que seu corpo terá o dia inteiro para queimar as calorias. Esta realmente é a refeição mais importante do dia, e estudos mostram que quem toma um café da manhã reforçado come menos nas refeições seguintes.

Texto extraído do site: melhorcomsaude.com.br

 

Se você tem mais de 40 anos e pensa que é tarde para começar a se alimentar melhor ou se exercitar, precisa repensar no assunto.

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Mary Tose

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Coach - Emagrecimento definitivo - Instituto Edson Burger - Meu objetivo está aqui: Aprender para ajudar. “Muitas vezes basta ser: Colo que acolhe; Braço que envolve; Palavra que conforta; Silêncio que respeita; Alegria que contagia; Amor que promove.” Cora Coralina
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