E AGORA SOU MÃE?

O período pré e pós gestação é um momento único e delicado trazendo uma transformação especial para mulher mãe e para as pessoas mais próximas a ela. Esta fase gera grandes mudanças mentais, emocionais, físicas e profissionais. Na verdade se inicia uma busca para os assuntos que dizem respeito à gravidez e ao bebê.

Trago hoje para você um processo estruturado de três dicas com início, meio e fim, que dará uma melhor compreensão neste período gestacional. Sugiro que para este processo você tenha um diário de bordo maternal.

 

As três dicas são divididas em fases:

 

  • Gestar – fase da autoconfiança;
  • Parir – fase do planejamento;
  • Maternar – fase da ação.

 

Quando me torno mãe eu vivo um processo mulher mãe, sem deixar a missão mulher no seu passado.

 

1) A fase da autoconfiança ( gestar )

 

Esta fase para mulher mãe é considerada a gestação ou seja o pré natal  é o início do vivenciar a maternidade com autoconfiança.

Você deve estar se perguntando como desenvolvo a autoconfiança na maternidade?

O primeiro passo consiste em se preparar para esta grande jornada fazendo um balanço no sentido de perceber o novo ponto da sua vida que se inicia e indo para o ponto em que você quer chegar autoconfiante no final da sua gestação, para isso você precisa se  colocar no seu melhor estado mental para a sua jornada e comprometer-se consigo própria para começar e manter-se focada e motivada.

Sugiro que você faça uma lista no seu diário de bordo maternal das dez melhores coisas que você deseja alcançar mantendo a sua autoconfiança neste período gestacional. Utilize e visualize este registro todos os dias pelo menos quatro vezes ao dia, como motivador e estimulador, relembrando que você é capaz de obter a sua autoconfiança neste momento.

 

2) A fase do planejamento ( parir )

 

Esta fase para mulher mãe é única pois é o momento em que ela vai conhecer, tocar e olhar para aquele serzinho que acompanhou ela nesta grande jornada durante meses, que trouxe para você ser uma mulher mãe autoconfiante. E para que este momento extraordinário ocorra é preciso planejar.

O primeiro passo é entender que você já é mulher mãe independente do parto que você escolha até o momento do parto que ocorra no grande dia.

No seu planejamento pré natal você precisa tirar todas as dúvidas com o seu obstetra em relação ao seu parto.

Existem algumas perguntas internas que você pode fazer e registrar em seu diário de bordo maternal com relação ao tipo de parto.

 

1) Quais são as suas forças internas que irá facilitar com este tipo de parto?

 

2) Quais são as oportunidades que ocorrerão com este tipo de parto?

 

3) Quais são as suas fraquezas que poderão ocorrer com este tipo de parto?

 

4) Quais são as ameaças que ocorrerão com este tipo de parto?

 

Lembre-se independente do parto que você escolha e ocorra, acolha ele com autoconfiança, amor e respeito, por que você já é uma extraordinária mulher mãe.

 

3) A fase da ação ( maternar )

 

Esta fase para mulher mãe é considerada a pós natal, é o fim do período gestacional da sua grande jornada para uma nova viagem sem fim, pois é eterna e já esta registrada em você.

É o momento de se colocar em ação estando comprometida e fará de tudo que estiver ao seu alcance para chegar no que deseja para o seu bebê.

Se no meio do caminho ocorrer dúvidas da ação que você está tomando com o seu bebê, registre-as em seu diário de bordo maternal e desafie-as racionalmente, se após você fazer isso elas se dissolverem isso será ótimo. Entretanto se elas se confirmarem, certifique-se de traçar ações adicionais para o seu bebê. Para você compreender as dúvidas e incertezas de forma apropriada e com autoconfiança.

Não se deixe abater-se, se for preciso peça ajuda.

 

Que você tenha um ótimo período gestacional. Forte abraço!

 

The following two tabs change content below.
Renata Faria

Renata Faria

Casada, mãe do Raphael, tenho 38 anos. Bacharel em Fisioterapia com especialização em Gestantes e Saúde da Mulher, formação em coach e pnl focado para gestantes e mães. Estudiosa e Pesquisadora da Essência da Mulher. Após vivenciar a maternidade como experiência idealizei e criei o (RE) Nasce uma Mãe. E aqui estou para compartilhar quadradinhos de autoconfiança, missão e propósito Maternal.
Renata Faria

Últimos Artigos porRenata Faria (see all)

Post do Autor Renata Faria

Renata Faria
Casada, mãe do Raphael, tenho 38 anos. Bacharel em Fisioterapia com especialização em Gestantes e Saúde da Mulher, formação em coach e pnl focado para gestantes e mães. Estudiosa e Pesquisadora da Essência da Mulher. Após vivenciar a maternidade como experiência idealizei e criei o (RE) Nasce uma Mãe. E aqui estou para compartilhar quadradinhos de autoconfiança, missão e propósito Maternal.