Distração – o principal sabotador da Prosperidade

Já pensou em focar no que realmente faz diferença na sua vida? E o que te impede de conseguir focar em uma determinada tarefa?

 

A vida é uma espécie de jogo, um jogo que tem o foco de um lado e a distração do outro.  Ter sucesso ou não ter sucesso será o resultado de conseguir vencer esse jogo.

Tudo, absolutamente tudo é distração. E quem vai ter mais sucesso na vida será aquele que conseguir ter mais foco que distração.

Distrair significa não estar com a atenção voltada para o que seria importante naquele momento. Quando falamos que a pessoa está com a “cabeça no mundo da lua” não significa que ela não está pensando em nada, significa que ela não está pensando em nada que seja produtivo para levá-la aos seus objetivos.

A distração surge quando algum assunto, interno ou externo, chama mais a atenção ao ponto de se tornar incontrolável voltar o foco para onde pretendia inicialmente.

Quando uma pessoa identifica algum estímulo considerado muito bom, ou muito ruim, esse estímulo terá um foco mais forte do que, por exemplo, a aula que deveria estar assistindo, as solicitações do cliente a sua frente ou as informações que seu chefe estaria dando naquele momento.

 

 

Nosso cérebro simplesmente não consegue fazer duas coisas ao mesmo tempo. Então se você está olhando para o celular, não é possível que continue sendo ótimo motorista, por exemplo. É só estar ao lado de um destes “faladores ao celular no transito” para perceber o que ocorre.

Deixar os pensamentos irem longe, sem censuras pode ser tanto delicioso como produtivo. Estes momentos podem dar luz a grandes idéias e projetos inovadores. Mas será mais produtivo se entregar às distrações quando não houver prejuízos a terceiros como, por exemplo, alguém esperando por você e nem estiver perdendo emprego e aulas devido à distração. Então é importante se planejar para se distrair…

A distração é um comportamento que faz parte do ser humano, mas que também pode ser combatido. Algumas vezes, uma autoinstrução pode ajudar: Diga a si mesmo, em voz alta se possível, no que você deve focar naquele momento. Por exemplo: “Fulano, nos próximos 30 minutos você irá focar neste relatório!” Nosso cérebro não só aceita, mas precisa de instruções.

 

 

Quando a distração causar muitos prejuízos pode ser interessante investigar a possibilidade de TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção de Hiperatividade

10 maneiras para evitar a distração:

  1. Defina o tom de seu dia quando você acordar. Acorde cedo para começar lentamente. Leia, ore, escreva ou defina prioridades, mas monitore seu interior.

 

  1. Defina alarmes em seu telefone celular para que você possa ignorar seu calendário. A cada vez que o alarme soar, pergunte a si mesmo: Será que estou produzindo ou só me ocupando?

 

  1. Mantenha apenas uma ou duas abas abertas no seu navegador e somente as que realmente importam para aquela atividade. A poluição visual poderá te distrair.

 

  1. Desconecte-se por dois ou três minutos, várias vezes ao dia. A capacidade de se desconectar é essencial para ficar no presente.

 

  1. Agende e proteja os momentos sem compromissos. Eles são importantes para recarregar as baterias. Mente cansada não consegue produzir nem manter o foco.

 

  1. Prepare-se para o seu próximo compromisso desconectando-se do anterior. Um repouso de três minutos entre as reuniões deve ser suficiente. A próxima pessoa na sua programação merece toda sua atenção.

 

  1. Pratique gratidão. Ela é a energia principal que nos move para a Prosperidade.

 

  1. Defina se você trabalha melhor sozinho ou em equipe. A partir disso, programe o seu tempo.

 

  1. Desligue notificações repetitivas. Se você precisa verificar e-mail a cada dez minutos, faça-o, mas evite notificações.

 

  1. Delegue autoridade às pessoas que você confia. Desta forma, não precisará ficar se preocupando com a tarefa delegada e poderá dirigir seu foco ao que não pode ser delegado.

 

Quer saber mais sobre os principais sabotadores da prosperidade?
Clique no botão abaixo e vamos nos aprofundar.
Master Coach Eunice Vilaça

 

 

 

 

The following two tabs change content below.
Eunice Villaça

Eunice Villaça

Master coach com especialização em emagrecimento e Programação Neurolinguística pelo Instituto Edson Burger. Descobri o coach na luta contra a balança e percebi que o emagrecimento era apenas a ponta de um iceberg de possibilidades que estariam por vir na minha trajetória.
Eunice Villaça

Últimos Artigos porEunice Villaça (see all)

Post do Autor Eunice Villaça

Eunice Villaça
Master coach com especialização em emagrecimento e Programação Neurolinguística pelo Instituto Edson Burger. Descobri o coach na luta contra a balança e percebi que o emagrecimento era apenas a ponta de um iceberg de possibilidades que estariam por vir na minha trajetória.