DICAS PARA AUMENTAR E MANTER O SEU FOCO

 As pessoas se perguntam como manter seu foco em seus objetivos?

Você já sentiu que tudo que inicia não termina e muitas vezes sente que não realiza nada? Parece que seus sonhos e objetivos acabam se esvaindo como uma fumaça porque você não tem foco.

Se você se identificou com essa descrição não se sinta mal, pois um grande número de pessoas tem esse mesmo problema.

Desde os primórdios de nossa existência tem uma coisa que faz a diferença: “Foco”.

No início da primeira Era, o homem tinha a necessidade de ter uma atenção focada para ter sua própria sobrevivência; na caça, na busca do conhecimento e na própria essência para saber mais de si mesmo.

Nos nossos dias, o “Foco” é uma das competências mais exigidas para ser um profissional de alta performance; uma mãe exemplar; um pai que cumpre seus deveres e alcança suas metas.

A concentração é um fator primordial para você alcançar suas metas e objetivos em todos os contextos, seja em uma dieta, seja nos estudos, atenção plena nas tarefas no trabalho e outras mais.

– Quanto você se vê em atividades dispersivas, tipo olhar mensagens no what´sApp, ver o instagran, abrir e-mails muitas vezes desnecessários?

– Como você se porta diante de pessoas que puxam assuntos desconexos, até mesmo de cunho pessoal sobre outras pessoas?

Segundo o psicólogo americano, Daniel Goleman, existem 3 tipos de foco:

– 1º Foco Interno

Neste tipo, a pessoa consegue se desconectar do ambiente externo e se interiorizar, a fim de entender e controlar suas emoções e sentimentos e as coisas fluem naturalmente, esta pessoa tem domínio sobre as interferências externas e equilíbrio interior; consegue manter uma alta performance em tudo que faz e alcança assim os resultados pretendidos.

– 2º Foco Externo

É o tipo de pessoa que tem uma visão total dos ambientes e pessoas ao seu redor, identifica as informações e tendências nos fatos. Quando esta atenção focada é acionada, a pessoa consegue criar estratégias assertivas, desenvolver projetos e resolver problemas com muita facilidade.

– 3º Foco Empático

É o tipo de foco que a pessoa dá atenção ao próximo, ouve o que o outro tem a dizer, observa as necessidades dos outros e ajuda, motivando e potencializando as habilidades e competências de todos ao seu redor.

 

 

 

Dicas para manter o Foco

  • Evite abrir e-mails logo quando chegar ao trabalho; comece logo a trabalhar, isso evita correrias e permite ter mais tempo para as emergências que surgem. Reserve um pequeno período para checar os e-mails.

 

  • Evite diálogos escritos ou de áudio no whatsApp, exceto quando de cunho profissional e de interesse da Empresa.

 

  • Ao ter intervalos para descanso ou lanche, mesmo que necessários, seja breve.

 

  • Analise suas tarefas e comece realizando as de maior prioridade ou urgentes.

 

  • Procure se concentrar nas tarefas que você está fazendo e faça uma coisa de cada vez, assim você evita ter muitas tarefas inacabadas.

 

  • Evite conversas fora de hora, uso de redes sociais ou ligações pessoais sem muita importância.

 

  • Acorde cedo, assim seu dia rende mais, conseguindo fazer mais coisas.
  • Faça listas. A lista deixa claro quais são as tarefas mais importantes do dia. Você estabelece as prioridades e mantém o foco até que sejam terminadas.

 

Como exercitar o Foco:

 

Antes de iniciar os exercícios procure um lugar tranquilo, longe de todas as distrações; desligue o celular e se certifique que não será interrompido por pelo menos 10 minutos.

Exercitar seu cérebro o ajudará aumentar o poder de seu foco, mas lembre-se de praticar diariamente. Os exercícios aumentarão de forma fantástica a produtividade em tudo que você faz.

1- Escolha um livro qualquer e conte as palavras de algum parágrafo, repita a contagem para se certificar de que está correta. Aguarde um minuto e conte as palavras de dois parágrafos. Quando isso ficar fácil, conte as palavras da página inteira, mas conte mentalmente e sem usar os dedos para apontar.

2 – Conte de 1 a 100 em sua mente e assim que terminar, conte de 100 a 1.                       Faça esse exercício 3 vezes ao dia.

3- Conte de 1 a 100 em sua mente de 3 em 3 (1,4,7,10 etc.) e assim que terminar, conte de 100 a 1 da mesma forma (100, 97, 94 etc.)

4- Escolha uma frase ou palavra inspiradora e a repita em sua mente por 5 minutos. Assim que se tornar mais fácil, aumente o tempo para 10 minutos.

5- Pegue um objeto qualquer que você usa em seu cotidiano, um copo, colher, caderno ou qualquer outra coisa e o observe, mas sem qualquer tipo de pensamento a seu respeito, simplesmente o contemple sem qualquer palavra.

6- Depois de já estar eficiente nos exercícios anteriores você pode avançar para este: Desenhe um triângulo em uma folha de papel e colora da cor que preferir.   Após o desenho estar pronto, pegue a folha, coloque-a em sua frente e a observe. A partir desse momento nada mais importa, somente o triângulo desenhado na folha. Evite qualquer tipo de pensamento ou distração, tudo que existe é você e o triângulo a sua frente.

7- Faça o mesmo que fez no exercício 6, mas agora com mais uma etapa. Após observar o triângulo e estar bem concentrado, feche os olhos e visualize o desenho em sua mente. Se a imagem se apagar, abra os olhos por um momento, olhe para o triângulo e repita o processo.

8- Faça o mesmo que realizou no exercício anterior, mas agora ao invés de fechar os olhos, apenas tire o desenho de seu campo de vista e o visualize com os olhos abertos. Após ter dominado todos os exercícios anteriores você poderá realizar este sem nenhum problema.

Por pelo menos 5 minutos ao dia (de preferência pela manhã) tente parar seus pensamentos. Tire um momento para apreciar o silêncio mental.                                       Se você realizou todos os exercícios com disciplina, parar a mente por um momento não será nada difícil.

9- Pratique a meditação. Esta prática é uma das mais importantes e muito utilizadas por pessoas de sucesso. Os benefícios da meditação são bastante conhecidos. Como uma prática, trata-se de permitir que sua mente retorne ao estado natural, livre de distrações, pensamentos e “ruídos” em geral. Encontrar esse estado de “mindfulness” é difícil, então pode demorar um pouco até que você consiga chegar lá. Toda vez que um pensamento, imagem ou som entrar em sua mente, procure visualizar a si mesmo liberando esse pensamento e mantendo sua mente o mais vazia possível.

10- Tique-taque

Escolha um ambiente silencioso, sente-se em posição confortável. Pegue um relógio que faça barulho e coloque-o a trabalhar. Concentre sua atenção no ritmo e deixe que o som ocupe todo o seu espaço mental. Se alguns pensamentos passarem por sua mente, não se apegue a eles, deixe-os passar e retome a concentração.

Para se alcançar seu objetivo é necessário ter foco durante o caminho. Muitas distrações surgirão e oportunidades que parecerão imperdíveis irão seduzir você, o problema é que a maioria dessas coisas não irá contribuir na sua verdadeira busca. A única forma de superar tudo isso e não se desviar da estrada é estar completamente focado em seu objetivo e disposto a realizar as escolhas necessárias que te levarão até onde deseja ir.

Concluindo, tudo depende do Foco que você tem, os resultados são a organização e planejamento do tempo focado, da prosperidade financeira planejada, da saúde conquistada com bons hábitos, ou seja, tenha “Foco”.

Desejo a todos uma bela construção do bem-estar subjetivo.

 

Se após ler esse artigo você tem dúvidas e deseja aumentar o FOCO em sua vida pessoal e profissional, entre em contato comigo, para elaborar estratégias para que você  alcance seus objetivos pessoais e profissionais.

 

Rose Mary Sá

Master Coach – Especialista em Emagrecimento e PNL

 

 

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Rose Mary Sá Master Coach

Rose Mary Sá Master Coach

Começou como bancária e chegou a gerência administrativa desenvolvendo Equipes. Fez formação acadêmica em História, e pós-graduada em História do Brasil pela UFF-Certificada pelo Instituto Edson Burger como Coach com especialização em Emagrecimento e PNL. Atua como professora na rede estadual do RJ, atualmente ministra aula de Sociologia. Master Coach pelo Instituto Edson Burger. PSC- Professional & Coach - IBC (em formação) Curso sobre Sabotadores ministrado por Eric Arruda.

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Começou como bancária e chegou a gerência administrativa desenvolvendo Equipes. Fez formação acadêmica em História, e pós-graduada em História do Brasil pela UFF-Certificada pelo Instituto Edson Burger como Coach com especialização em Emagrecimento e PNL. Atua como professora na rede estadual do RJ, atualmente ministra aula de Sociologia. Master Coach pelo Instituto Edson Burger. PSC- Professional & Coach - IBC (em formação) Curso sobre Sabotadores ministrado por Eric Arruda.