competencia

DESENVOLVA SUAS COMPETÊNCIAS

Creio que cada um possui sua forma única de gerenciar a própria vida, este texto tem como objetivo ajudá-lo na montagem do seu caminho por meio das competências pessoais e, primordialmente, que você se descubra como um ser competente que é. Acredito que desenvolver competências que farão toda a diferença em sua caminhada você é capaz de fazer, por ser sua vida o seu bem mais precioso.

Sei que se fosse abordar sobre as várias competências existentes, ficária cansado de ler sobre todas elas. Então, apresentarei de forma breve, algumas competências primordiais que nos impulsionam no alcance do nosso desenvolvimento. E para iniciarmos nada melhor que utilizar a pergunta: “O que é competência para você, querido leitor?”

 

Competência é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes correlacionadas que em ação agregam valor ao indivíduo e à organização, ao que denominamos de entrega.”

(QUEIROZ,2008, p.21)

 

Se você está pensando que competência é a ação, é o pôr em prática, está no caminho certo. Mas não é o fazer de qualquer jeito, é agregar o conhecimento à prática e treinar muito de forma a corrigir o que se pode aprimorar para levá-lo a excelência.

Sei e até conheço muitas pessoas que, hoje em dia, apresentam conhecimentos e habilidades, mas que não apresentam atitudes na mesma proporção. Gosto muito da crença expressa por meio de uma frase que demonstra bem a importância da atitude:“Sua atitude sinalizará a altitude que alcançará”.

Compreendem a importância do agir para melhorar em todos os aspectos a sua vida?

O nosso diferencial como pessoas se encontra em nossas atitudes diante da vida. O conhecimento e a habilidade poderão nos ser ensinados, mas a atitude (ação) de aprendê-las dependerá de cada um de nós. A ação não se ensina, ou você tem ou não, ou pratica ou estagna. É sua a decisão.

 

“Da mesma forma que uma empresa faz seu planejamento estratégico, cabe ao indivíduo construir sua missão, visão e objetivos, identificando suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades, montando em seguida sua estratégia e plano de auto-desenvolvimento.” (QUEIROZ,2008,p. 25)

 

Apresento logo abaixo algumas competências comportamentais, e brevemente o que é cada uma delas. Muitas delas você já possui, outras nem tanto e algumas nunca nem ouviu falar. Essa demonstração é apenas para que crie uma afinidade de conhecimento e se quiser aprender cada uma, deverá agir para desenvolvê-las em você.

 

1.Auto-Confiança

É o quanto você está seguro de si mesmo como indivíduo.

2.Comunicação

É a sua expressão verbal, não verbal e escrita, e que deve ter uma lógica, ser clara e objetiva, para que se faça entender para as outras pessoas com quem se comunica.

3.Sensibilidade

É a capacidade de se colocar no lugar do outro, ouvindo e percebendo suas necessidades, seus valores e pontos de vista, possibilitando assim um relacionamento que resulte num entendimento mútuo e positivo, facilitando a interação.

4.Controle

É a capacidade de avaliar, acompanhar e tomar providências sobre algo ou alguém, de modo a assegurar que as ações não se desviem do que se estabelece. É como o domínio da situação.

5.Aprender e Desaprender

É a capacidade de auto aprendizado diante das variáveis questões e cenários da vida. É quando o que se aprendeu não possui mais o mesmo significado, desaprendendo e aprendendo novas questões.

6.Organização

É a capacidade de se viver e conviver com métodos e ordens; está ligado a distribuição adequada do seu tempo e das suas tarefas. É o “quando” e “onde” que se passa nas várias áreas da nossa vida, é as nossas responsabilidades assumidas e administradas.

7.Assumir Riscos

É a nossa capacidade de ação direcionada a resultados, visualizando que algo melhor ainda está por vir. É o sair da zona de conforto e partir para a busca da mudança, assumindo nossas responsabilidades diante dos resultados.

8.Adaptabilidade

É a capacidade de se adaptar com facilidade a situações novas, é assimilar as mudanças com maior rapidez, encarando-as com naturalidade e boa vontade.

9.Raciocínio Lógico

É a capacidade de usar o intelecto de forma justa, exata e coerente com seus valores. É o estabelecimento da relação entre a lógica e o nosso racional, é como se fosse a causa e efeito, início e fim, ideia e conceito, enfim nos leva a dedução de conclusões.

10.Delegação

É a capacidade de se atribuir tarefas e responsabilidades aos outros de acordo com suas aptidões e habilidades.

11.Senso Crítico

É a capacidade de formular julgamentos corretos e ponderados segundo os padrões comuns. É como se fosse o critério do “certo e errado” determinado pelo bom senso.

12.Liderança

É a capacidade que se tem de guiar e conduzir os outros, é o mover-se com desenvoltura e engajamento de modo que se inicie, mantenha, dirija, coordene, motive, estimule, delegue e se responsabilize por algo ou alguém. É o estar a frente e ainda conduzir esta caminhada.

13.Criatividade

É a capacidade e disposição para inovar, é apresentar alternativas factíveis e novas formas de atuação.

14.Pró-atividade

É a capacidade de prontidão e positividade para a ação. É a postura permanente de tomar a iniciativa, é a melhor maneira de se resolver algo antes de se entrar em crise, é a antecipação do fato e a mudança antes que aconteça algo que não se quer.

15.Persistência

É a capacidade de levar adiante seus empreendimentos e objetivos pessoais, não se deixando abater nem se frustrar diante dos obstáculos. É a força de vontade para alcançar resultados.

16.Planejamento

É a capacidade de definição do que fazer (tarefas, atividades, ações), do como fazer (método, técnica e processo) e da avaliação dos recursos necessários para alcançá-los.

17.Relacionamento Interpessoal

É a capacidade de desenvolver e manter relações com outras pessoas, é a interação com o outro.

18.Orientação

É a capacidade e característica que se tem ao conduzir algo ou alguém e este se satisfazer no processo.

19.Compromisso

É a capacidade de se manter empenhado e dedicado no processo rumo aos resultados planejados.

20.Percepção

É a capacidade de compreender o impacto dos acontecimentos que envolvam as relações pessoais, profissionais e/ou sociais.

21.Colaboração

É a capacidade de se contribuir com algo e facilitar o alcance de um objetivo geral e/ou específico que seja comum a outras pessoas.

22.Agir sob pressão

É a capacidade de agir e se manter em suas ações mesmo quando sentir-se pressionado.

23.Administrar o tempo

É a capacidade de gerenciar o tempo de forma a assumir compromissos e responsabilidades de acordo com os prazos estabelecidos.

  1. Decisão

É a capacidade que envolve firmeza e rapidez em se decidir algo e que sua assertividade te ajude a atingir os resultados esperados.

 

25.Qualificação técnica

É a capacidade que envolve o conhecimento a um determinado trabalho a ser realizado. É o domínio satisfatório dos métodos e ferramentas para o seu campo de ação.

26.Persuasão

É a capacidade de influenciar as pessoas na aceitação de ideias que desenvolvam mudanças.

27.Percepção de si

É a capacidade de demonstrar sensibilidade em seus atos. É o ‘ser’, ou seja, o nosso olhar de nós mesmos.

28.Solução de problemas

É a capacidade de identificar e resolver as questões problemáticas, por meio de ações objetivas que resolvam o problema e alcance os resultados esperados.

29.Cumprir promessas e prazos

É a capacidade e esforço demasiado com confiança em um determinado prazo para desenvolver e/ou entregar algo no tempo estabelecido de forma a não comprometer a sua qualidade.

30.Controle emocional

É a capacidade de manter a paciência e controlar seus impulsos em situações complexas.

31.Negociação

É a capacidade de manter entendimentos e estabelecer consenso para se obter resultados que satisfaçam as partes envolvidas.

32.Discrição

É a capacidade de manter atitudes reservadas em situações que envolvam contato com o outro.

33.Dinamismo

É a capacidade que envolve a disposição para realizar algo desafiante e conseguir obter resultado esperado.

34.Energia

É a capacidade de manter o mesmo ritmo e produção.

35.Entusiasmo

É a capacidade que envolve automotivação, abordagem positiva e disposição para fazer as coisas acontecerem sempre focalizando as soluções.

Com esta relação de competências, fica mais claro saber o que se tem e o que se necessita desenvolver para ganhar mais tempo e aproveitá-lo da forma que melhor o satisfaça.

Ao identificar suas competências, decida por agir para desenvolver novas e, ao fazê-la você começará a entender melhor sobre como desenvolvê-las.

 

The following two tabs change content below.
Graziela Ribeiro

Graziela Ribeiro

Possui graduação em Enfermagem pela Fundação Educacional de Fernandópolis (2004). É especialista em Gestão em Saúde, Enfermagem do Trabalho (2010) e Gerenciamento da Atenção Primária com ênfase em Saúde da Família (2018). Enfermeira na Unidade de Saúde da Família Altos do Tarumã em Tangará da Serra-MT. Tem experiência na área de docência de nível superior e técnico em Enfermagem. Agregou conhecimentos atuando por pouco tempo como Enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Campo Novo do Parecis-MT e Enfermeira Responsável Técnica da Atenção Básica em Tangará da Serra-MT. Possui formação em Coach Palestrante. Outra área de atuação é como Terapeuta, sendo as terapias utilizadas: Auriculoterapia, Barras de Access, Bandagem Funcional Elástica, Floral de Bach, Massoterapia, Ventosaterapia e Reflexologista Podal. Atualmente sua missão é transformar vidas.
Graziela Ribeiro

Últimos Artigos porGraziela Ribeiro (see all)

Post do Autor Graziela Ribeiro

Graziela Ribeiro
Possui graduação em Enfermagem pela Fundação Educacional de Fernandópolis (2004). É especialista em Gestão em Saúde, Enfermagem do Trabalho (2010) e Gerenciamento da Atenção Primária com ênfase em Saúde da Família (2018). Enfermeira na Unidade de Saúde da Família Altos do Tarumã em Tangará da Serra-MT. Tem experiência na área de docência de nível superior e técnico em Enfermagem. Agregou conhecimentos atuando por pouco tempo como Enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Campo Novo do Parecis-MT e Enfermeira Responsável Técnica da Atenção Básica em Tangará da Serra-MT. Possui formação em Coach Palestrante. Outra área de atuação é como Terapeuta, sendo as terapias utilizadas: Auriculoterapia, Barras de Access, Bandagem Funcional Elástica, Floral de Bach, Massoterapia, Ventosaterapia e Reflexologista Podal. Atualmente sua missão é transformar vidas.