COMO MONTAR UMA LANCHEIRA SAUDÁVEL

O lanche escolar é uma refeição intermediária, que serve para dar energia para que a criança se mantenha atenta e participativa durante o período das aulas. É de extrema importância que esta refeição seja balanceada e que contenha alimentos saudáveis para auxiliar no desenvolvendo de hábitos e culturas alimentares saudáveis.

Porém, nem sempre montar uma lancheira saudável e que agrade à criançada é uma tarefa fácil, mas com algumas dicas esse processo pode se tornar mais simples.

  1. Envolva o seu filho no processo: isso quer dizer levá-lo ao supermercado ou à feira para fazer as compras e chamá-lo para montar os lanches – sempre explicando os benefícios de cada alimento. Essas atitudes fazem com que, desde cedo, ele aprenda a ter autonomia e no futuro possa fazer as melhores escolhas
  2. Escolha alimentos práticos: e isso não é só para facilitar o trabalho de montar a lancheira, mas também para oferecer opções simples para os pequenos consumirem no ambiente escolar. “As frutas podem ser enviadas já cortadas e sem casca.
  3. Abuse da criatividade: Utilize moldes para fazer sanduíches de bichinhos e cortar frutas em formatos divertidos. Estes moldes podem ser encontrados em casas de utensílios domésticos.
  4. Não tenha medo de inserir novos alimentos: fuja do óbvio e aproveite os lanches escolares para apresentar coisas diferentes. Essa é a melhor maneira de expandir o olhar e até o paladar da criança, que estará aberta para experimentar sabores diversos.
  5. Pense no cardápio semanal: planeje com antecedência as comidinhas que farão parte da lancheira do pequeno durante os cinco dias da semana. Acredite: manter uma programação é a melhor maneira de oferecer alimentos nutritivos.
  6. Esqueça os industrializados: deixe de lado os sucos de caixinha, as bolachas e os salgadinhos, pois nada disso agrega valor nutricional. Evite ter em casa comidas que você já sabe que não quer oferecer para o seu filho, pois na hora dacorreria você pode acabar pegando o mais prático e menos saudável.
  7. Seja o exemplo: as crianças se espelham nos pais o tempo todo. Então uma dica seria convidar a criança para ajudá-lo a preparar o lanche que você levará para o trabalho. Dessa maneira, ele enxergará que os hábitos saudáveis fazem parte da rotina da família toda e que não é só ele que deve se alimentar bem na escola.
  8. Prefira os alimentos naturais: tais como sucos naturais e até mesmo frutas in natura. As castanhas, frutas secas com iogurte natural e granola são uma boa alternativa para a sobremesa. Essas pequenas substituições vão ajudar o seu filho a crescer mais saudável.

NÃO PODERÁ FALTAR NO LANCHE DA ESCOLA

– Um líquido para repor as perdas nas atividades físicas, como chás, água de coco engarrafados ou em embalagem tetra-pack, preferencialmente sem açúcar;
– Uma fruta prática para consumir com casca ou cuja casca possa ser retirada com facilidade, como maçã, banana, pera, morango, uva;
– Um tipo de carboidrato para fornecer energia como pães de farinhas integrais (aveia, grãos, centeio, integral, preto), pão sírio, pão francês com gergelim, bolos simples (de laranja, cenoura, maçã, fubá), biscoitos integrais doces ou salgados sem recheios e barras de cereais, tendo atenção sempre à quantidade, pois é apenas parte do lanche.

O QUE NÃO DEVE ENTRAR NA LANCHEIRA

 

  • Snacks e salgadinhos de pacote
  • Refri

gerantes

  • Isotônicos
  • Balas
  • Bolos com recheios e cremes
  • Frituras
  • Bolacha recheada

Referência bibliográfica
1. Sociedade Brasileira de Pediatria. Lanche Saudável – Manual de Orientação. Departamento Científico de Nutrologia. São Paulo, p.1-52, 2012.

 

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Maria Izabel Bertuluci

Maria Izabel Bertuluci

Nascida em Sacramento MG em 29 de maio de 1959 e atualmente resido em Piracicaba SP. Sou casada há 39 anos e tenho 2 filhos. Formada em contabilidade, porém trabalhei na área de comércio de alimentação por 35 anos e atualmente Coach do Instituto Edson Burger.
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Nascida em Sacramento MG em 29 de maio de 1959 e atualmente resido em Piracicaba SP. Sou casada há 39 anos e tenho 2 filhos. Formada em contabilidade, porém trabalhei na área de comércio de alimentação por 35 anos e atualmente Coach do Instituto Edson Burger.