CODEPENDÊNCIA

É uma síndrome defensível, que é crônica e segue uma progressão previsível. Quando uma pessoa numa relação comprometida com um dependente tenta controlar o uso de drogas ou um comportamento compulsivo, sobre o qual são impotentes, perdem o controle sobre o próprio comportamento e suas vidas ficam sem controle.

Quando você tenta controlar algo sobre o que não tem controle, perde o controle daquilo que consegue administrar.

O codependente desenvolve sintomas físicos, psicológicos e sociais ao tentar se adaptar e compensar os efeitos debilitadores da tensão de viver com um dependente. Quando a codependência progride os sintomas relacionados a tensão tornam-se habituais. Tornam-se também auto reforçadores: a presença de um sintoma acionará automaticamente outros sintomas da codependência. No final torna-se independente da dependência que a causou. Continua apesar do dependente se recuperar ou do relacionamento terminar.

ESTÁGIOS DA CODEPENDÊNCIA

Inicial:  Tenta resolver os problemas normais e tenta se ajustar. A reação normal em qualquer família a dor ou a crise, com qualquer de seus membros, é tentar reduzir a dor, acalmar a crise e tentar assistir o membro doente, para proteger a família. Quando o problema é adicção, isto não funciona. Privam o dependente de aprender com as experiências dolorosas. Somente através de uma crise é que ele poderá perceber que a dependência está lhe causando problemas. Neste estágio a codependência é apenas uma reação aos sintomas da adicção.

É uma resposta normal a uma situação anormal.

Médio:  Respostas comuns levam a derrota. Quando as respostas que a família aprendeu para resolver suas crises não funcionam, ela tenta com mais intensidade. Continua fazendo as mesmas coisas, mais vezes, com mais intensidade, com mais desespero. Tentam dar mais apoio, ser mais úteis, ser mais protetores. Assumem as responsabilidades do dependente, sem perceber que isto o torna mais irresponsável.

As coisas ficam cada vez piores. Os familiares experimentam frustração, ansiedade e culpa. Existe uma crescente auto censura. Diminuição do auto conceito e comportamentos que levam ao fracasso. Isolam-se, tentam controlar o dependente. Tem pouco tempo para outras coisas. Perdem o contato com o mundo normal, fora de sua família.

 

 

Crônico: Colapso da família.

As coisas feitas pela família fracassaram. O desespero e a culpa trazem confusão. O pensamento e o comportamento do codependente está FORA DE CONTROLE. Isto continua independente da adicção.

A degeneração do codependente é física, psicológica e social.

As tentativas fracassadas de controlar o dependente elevam o estresse crônico ao ponto de produzir doenças físicas como enxaquecas, úlceras e pressão alta. Podem levar também a um colapso nervoso ou outras doenças emocionais. O comportamento fora de controle leva a pessoa a viver centrada na dependência, que vai estar em todas as atividades de sua vida, mesmo aquelas que não tem nada a ver com ela.

A degeneração social acontece porque isto interfere com os relacionamentos e a atividade social.

Na parte espiritual há uma degeneração pois não existe nenhum interesse em mais nada fora do problema, principalmente preocupações e necessidades relacionadas a um maior significado da vida.

RECUPERAÇÃO significa:

1)           Aprender a aceitar e a se separar dos sintomas da dependência.

2)           Aprender e aceitar e a se separar dos sintomas da codependência.

3)           Aprender a olhar as necessidades pessoais e o crescimento pessoal.

4)           Aprender a se respeitar e a gostar de si mesmo.

5)          Aprender a ter controle sobre a sua própria vida.

 

 

Welodimer Neustadter

CRP62179

 

 

 

 

 

 

 

The following two tabs change content below.
Welodimer Neustädter

Welodimer Neustädter

Psicólogo, Sociólogo & Coach. Trabalha como terapeuta e psicólogo há 29 anos principalmente na área de dependência química. Practioner de coaching & PNL - CRERSERMAIS. Profissão Coach – Geronimo Teml. Profissão coaching & PNL- Edson Burger. Master Coach – Instituto Edson Burger. Especialização em Emagrecimento.
Welodimer Neustädter

Últimos Artigos porWelodimer Neustädter (see all)

Post do Autor Welodimer Neustädter

Welodimer Neustädter
Psicólogo, Sociólogo & Coach. Trabalha como terapeuta e psicólogo há 29 anos principalmente na área de dependência química. Practioner de coaching & PNL - CRERSERMAIS. Profissão Coach – Geronimo Teml. Profissão coaching & PNL- Edson Burger. Master Coach – Instituto Edson Burger. Especialização em Emagrecimento.