CHÁ DE MORINGA: SAÚDE E ALTA CONCENTRAÇÃO DE NUTRIENTES

“Com teor reduzido de calorias e alta concentração de nutrientes, este Chá de Moringa é vantajoso também para quem deseja perder peso, simplesmente porque fornece parte dos elementos necessários ao funcionamento do corpo sem trazer um acúmulo excessivo de calorias.”

Sou adepta dos chás naturais e seus benefícios para nosso corpo e baixo custo financeiro. Por isso hoje, apresento a vocês leitores, o Chá de Moringa. A moringa oleífera, no Brasil é comum em áreas urbanas. Esta planta reúne todos os predicados nutricionais, pois é rica em cálcio, ferro, potássio e vitaminas A e C, e ela é frequentemente comparada a alimentos como espinafre, leite, banana, laranja entre outros. As folhas desta árvore, que são utilizadas na preparação do chá, têm altos níveis de polifenóis. Estes são falados ultimamente por possuírem várias ações importantes em nosso corpo, sendo a principal delas a ação antioxidante. Os polifenóis auxiliam nosso corpo a ter mais energia. E me fala quem é que não quer mais energia? Mas além da energia temos inúmeros benefícios ao utilizar este chá que será descrito a seguir. Agora mostraremos a sua preparação.

Modo de Preparo do Chá de Moringa

→Chá de Moringa

-1 ½ colher de sopa de chá de folhas de moringa; -500 ml de água fervente.

Adicione as folhas secas de moringa nos 500 ml de água fervente. Tampe e deixe descansar por 10 minutos. Caso queira consumir gelado, deixe na geladeira após preparo descrito a cima, por 4 horas.

→Chá de Moringa Especial

-1 ½ colher de sopa de chá das folhas secas de moringa;

-500 ml de água fervente;

-Mel a gosto;

-Gengibre fresco;

-Suco de laranja a gosto.

Adicione os ingredientes e agite esta mistura por 2 minutos, coloque gelo e leve à geladeira. O chá de moringa especial pode ser consumido com água de coco ou caldo de cana no lugar do suco de laranja, garantindo assim um delicioso sabor refrescante e especial.

Benefícios do Chá de Moringa

As propriedades da Moringa envolvem muitos benefícios para a saúde e qualidade de vida, segundo pesquisas e abaixo colocaremos apenas algumas: -Age como desintoxicante do organismo e combate o envelhecimento;

-Reduz o colesterol, melhora as dores nas articulações, combate a asma, fortalece o sistema imunológico, os ossos e os músculos;

-Estimula o crescimento dos fios de cabelo;

-Promove a melhora da pressão arterial e da glicemia/glicose;

-Proporciona energia, melhora a nossa memória e a capacidade de aprendizagem;

-Regenera a pele;

-Combate anemia e tumores, além de auxiliar no tratamento de úlceras; -Promove melhores noites de sono.

Seria extremamente importante somente saber destes benefícios, porém tem muito mais. Se fossemos falar de todos, não caberia apenas neste artigo, portanto abordamos apenas os mais benéficos para nosso organismo. E agora vamos falar do benefício mais destacado pelas pessoas que buscam algo natural para seu emagrecimento. Leia a seguir.

Chá de Moringa e emagrecimento

 

 

No preparo do chá, em suas folhas, há um composto chamado de ácido clorogênico. Esta substância age no controle dos níveis de açúcar no sangue (importante para a queima de gorduras).  No ano de 2010 foi publicado na Food and Chemical Toxicology (Toxicologia Alimentar e Química), a pesquisa realizada com ratos de laboratório que foram alimentados com ácido clorogênico e perderam uma quantia de peso mais alta do que os que não receberam o antioxidante. Mas não é possível afirmar que o chá de moringa emagrece pelo simples fato de não ter sido testado em seres humanos este mesmo efeito. O que não significa que a moringa não ajude em nada em relação à dieta para emagrecer. Primeiro que a moringa é pobre em calorias, segundo que a planta serve como fonte de nutrientes importantes para nosso organismo (proteínas, fibras, cálcio, potássio, ferro, vitamina A, B2, B6 e vitamina C). Então podemos concluir que a moringa possui um teor mais reduzido de calorias e uma alta concentração de nutrientes que auxiliam as pessoas que desejam perder peso por fornecer elementos necessários ao funcionamento do corpo sem trazer acúmulo excessivo de calorias.

Contraindicações do Chá de Moringa

Não há registros de efeitos colaterais para quem usa a planta por meio de suas folhas. No entanto, em altas dosagens podem ser tóxicas e não se deve utilizar em uma quantidade maior do que a recomendada. Em excesso, agentes antioxidantes têm efeito contrário no fígado, ocasionando lesões. Salientar que o ideal é tomar 500 ml até no máximo 1 litro do chá por dia, não sendo recomendado maior que esta quantidade. Não se devem ingerir as mulheres que estão grávidas, pois a planta traz o risco de aborto. E quem sofre de problemas relacionados à pressão arterial, fígado, coração ou rins, deve conversar com seu médico antes de fazer o uso do chá. Vale ressaltar que antes de consumi-la é necessário conversar com seu médico, pois o ideal é estar longe de perigos, para que não cause problemas futuros. Nossa intenção é sempre focada na saúde e bem-estar de forma natural e longe de riscos.

Acredito que com este artigo sobre o Chá de Moringa, você possa ter mais uma opção de forma natural em suas refeições. Lembrando também que a folha da moringa pode ser usada em saladas, refogadas, ou ainda como complemento em pratos quentes. Seu sabor pode ser comparado ao agrião e/ou rabanete. As vagens são saborosas e podem ser consumidas cozidas. Já suas flores, assim como as folhas, podem ser utilizadas na salada, mas a parte mais nutritiva é a raiz e a casca, que pode ser utilizada de diversas formas.

Espero ter ajudado com mais uma dica de chá natural e até o próximo artigo!

Bem-estar é estar bem consigo mesmo de forma totalmente natural!

The following two tabs change content below.
Maria Izabel Bertuluci

Maria Izabel Bertuluci

Nascida em Sacramento MG em 29 de maio de 1959 e atualmente resido em Piracicaba SP. Sou casada há 39 anos e tenho 2 filhos. Formada em contabilidade, porém trabalhei na área de comércio de alimentação por 35 anos e atualmente Coach do Instituto Edson Burger.
Maria Izabel Bertuluci

Últimos Artigos porMaria Izabel Bertuluci (see all)

Post do Autor Maria Izabel Bertuluci

Maria Izabel Bertuluci
Nascida em Sacramento MG em 29 de maio de 1959 e atualmente resido em Piracicaba SP. Sou casada há 39 anos e tenho 2 filhos. Formada em contabilidade, porém trabalhei na área de comércio de alimentação por 35 anos e atualmente Coach do Instituto Edson Burger.