Auto Imagem – Você Sabe Exatamente Quem Você É?

Nossa autoimagem está relacionada a maneira que nos vemos. E, a maneira que nos enxergamos é o que vamos mostrar para o mundo, pois nosso ambiente, o meio em que vivemos é o espelho do nosso interior.

 

Vemos no espelho quando olhamos nossa imagem é um reflexo físico de nós mesmos. Mas, essa imagem que aparece não é como realmente nos enxergamos, porque na verdade, nos vemos em nossas mentes e isso é baseado nas informações que temos a nosso respeito. O que refletimos é o que acreditamos que somos. Ou seja, tudo que trazemos conosco no DNA e tudo o que vamos aprendendo durante nossa vida.

A maioria das pessoas não tem ideia de quem realmente são! Saber seu nome, sua idade, os números dos documentos, se é homem ou mulher, são características que definem sua identidade, mas, não sua essência.

Saber quem realmente somos, nos conhecer profundamente, nos leva a escolhas mais claras, nos mantendo no caminho do sucesso, em todas as áreas das nossas vidas.

Você já se perguntou quem você realmente é? Sugiro que você pare por um instante, alguns minutos, para pensar sobre essa pergunta.

Com certeza, você tem vários diálogos internos o tempo todo. Geralmente, se criticando, cobrando atitudes que poderia ter tomado. Quando sabemos quem somos, esses diálogos são mais produtivos. Nos levam a avaliações positivas e muitas vezes, nos levam a sentir orgulho de nós mesmos, por percebermos que estamos fazendo o que deveria ser feito e não o que as outras pessoas esperam que devemos fazer!

Continue comigo e vamos embarcar numa viagem de autoconhecimento, que com certeza, vai mudar sua maneira de enxergar essa pessoa que aparece no espelho, toda vez que você olha pra ele.

Será Que AutoImagem É O Que Vemos No Espelho?

 

O fato é que a maioria das pessoas tem informações falsas a respeito de si mesmas.

Geralmente, essas informações ditam nossos comportamentos, a maneira como agimos e interagimos com nosso ambiente, ou seja, são nossos paradigmas que ditam quem somos.

“Paradigmas são um conjunto de ideias, um conjunto de hábitos que são fixados no tesouro de nosso subconsciente”. (Bob Proctor).

Entender o que esse conjunto de ideias faz na sua vida poderá levar você a uma transformação, uma mudança de rota, pois os paradigmas são parcialmente genéticos e parcialmente ambientais. O importante é entender que esses paradigmas são sistemas de controle que operam com o principio de nos levar a realizar nossas ações. Eles vão se manter na rota estabelecida, para alcançar o objetivo. Mas, muitas vezes os resultados alcançados não são o que queremos. Por exemplo, empresas podem sabem exatamente quanto alguns de seus melhores vendedores vão vender por mês, simplesmente porque conseguem perceber a programação mental daquelas pessoas.

Outro dia, eu estava assistindo a um programa culinário na TV, onde 3 participantes competiam para saber quem fazia o melhor doce. Eram 3 pessoas totalmente diferentes, com padrões de crenças bem claras. Um dos participantes estava sempre comentando que queria algo que não tinha. Enquanto  os outros corriam para executar a receita, ele só conseguia se apegar na falta, no ingrediente que o outro pegou e ele não.

Esse caso que acabei de descrever, demonstra as crenças que esse rapaz tinha em relação a si mesmo. Ele foi o primeiro eliminado.

Então, você terá que mudar seus paradigmas se quiser obter resultados diferentes. Se você tem uma ideia fixa a respeito de algo, uma crença negativa, por exemplo a respeito de dinheiro, talvez essa crença possa estar limitando suas finanças e lhe impedindo de ter a vida que deseja.

A boa notícia é que podemos mudar a maneira que pensamos a qualquer momento, basta tomar uma decisão de querer essa mudança.

No próximo tópico vamos entender porque algumas situações negativas vivem acontecendo em nossas vidas e vamos aprender como modificar esses comportamentos.

O Que Você Está Mostrando Para O Mundo?

Muitas vezes, passamos por situações complicadas, onde nos vemos incomodados com a forma que algumas pessoas nos tratam. Essas situações são mais comuns do que imaginamos.

 

Você por um acaso já percebeu que mudou de emprego, mas, o chefe parece o mesmo? Ou está em um novo relacionamento e as coisas começam a acontecer como nos relacionamentos anteriores? Ou talvez você se pergunte por que as coisas na sua vida acontecem sempre do mesmo jeito? Tem o mesmo desfecho?

Não se assuste com o que vou falar: “tudo o que está acontecendo é resultado da maneira que você está se mostrando para o mundo”!

Talvez você não concorde com essa afirmação, mas, essa é uma lei universal, não tem como fugir dela. O mundo nos trata da maneira que nós nos tratamos.

De repente você se encontra em um circulo vicioso de comportamentos, onde só se cobra, não se ama, não se respeita, se apresentando de maneira relaxada, se esquecendo de você mesmo.

Você já se olhou no espelho hoje e disse “eu te amo”? “Eu te aceito do jeito que você é”?

Se você quer transformações significativas no seu mundo, se quer se sentir amado, respeitado, o primeiro e mais importante passo para que isso aconteça é você se amar e se aceitar totalmente, completamente.

Para conseguir transformar seu mundo externo, é necessário que aconteça uma mudança interna. Mudar de dentro pra fora.

Se prestarmos atenção, vamos perceber que na natureza, tudo começa de dentro pra fora. Uma semente, um botão de flor, a borboleta, uma nascente de um rio, a chuva. Tudo começa no interior e surge, completando o ciclo natural da vida.

A semente se torna uma árvore, o botão de flor se abre, embelezando e perfumando, a lagarta se transforma numa linda borboleta e de rastejante, passa a voar. Um rio majestoso, nasce como um fiozinho de água. A chuva começa com algumas gotas que vão despencando das nuvens, até se tornar forte o suficiente para encher as represas, molhar os campos.

Quebrando Conceitos

Se você leu esse texto até aqui, posso concluir que está buscando mudanças significativas em sua vida! Também posso concluir que você entendeu que está programado a ter certos comportamentos e alcançar determinados resultados.

 

Essa programação mental afeta a imagem que você tem de si mesmo e sua autoimagem dita o seu comportamento, a maneira que vive, que se veste, onde mora, seu salário, seus relacionamentos.

Você é capaz de conseguir resultados diferentes. Mas, para isso, precisa enxergar esse poder em você, mesmo que outras pessoas estejam dizendo ao contrário.

Muitas vezes queremos mudar, transformar tudo a nossa volta, mas, não temos ideia por onde começar.

Posso te dizer que todos os recursos que precisa existem dentro de você. Basta acioná-los da maneira correta. Como tudo na natureza, você nasceu para evoluir e completar o ciclo da vida!

Em meus atendimentos, meus coachees tem alcançado excelentes resultados, ajustando a auto imagem, quebrando seus paradigmas. E você também pode mudar hoje, basta tomar uma decisão!

The following two tabs change content below.
Edvânia Romero

Edvânia Romero

Formada em psicologia. Sou Coach, formada pelo Instituto Edson Burger. Aprender para mim é crescer, expandir! Adoro compartilhar meu conhecimento. Acredito que quanto mais eu compartilho conhecimento, mais eu aprendo e me torno a melhor versão de mim mesma.
Edvânia Romero

Últimos Artigos porEdvânia Romero (see all)

Post do Autor Edvânia Romero

Edvânia Romero
Formada em psicologia. Sou Coach, formada pelo Instituto Edson Burger. Aprender para mim é crescer, expandir! Adoro compartilhar meu conhecimento. Acredito que quanto mais eu compartilho conhecimento, mais eu aprendo e me torno a melhor versão de mim mesma.