ansiedade

A ANSIEDADE NOSSA DE CADA DIA

A primeira coisa a fazer é diferenciar ansiedade de medo e ansiedade de transtorno de ansiedade. O medo é algo que se teme, é uma emoção negativa e aguda diante de uma ameaça que é percebida no presente. A ansiedade é percebida também como algo negativo e está referenciada a acontecimentos futuros. Em verdade a ansiedade não é algo negativo, muito pelo contrário, é essencial para a nossa sobrevivência. A Ansiedade prepara o seu organismo para uma ação imediata, lutar ou fugir, e seu principal objetivo é te proteger. O problema é que quando essa ansiedade é intensa e duradoura isso pode acarretar uma série de transtornos.

Os transtornos mais comuns são:

Transtorno de pânico

Transtorno de ansiedade social ( fobia social)

Fobia específica

Transtorno de ansiedade generalizada

Transtorno obsessivo-compulsivo

Transtorno de estresse pós-traumático

Agorafobia

Sintomas Psicológicos:

 

Tensão ou nervosismo

Sensação de que algo ruim vai acontecer

Concentração

Medo

Descontrole sobre os pensamentos,

Preocupação exagerada em comparação com a realidade

Problemas para dormir

Irritabilidade

Sensação de morte

Sintomas Físicos:

 

Dor ou aperto no peito e aumento das batidas do coração

Aumento da frequência cardíaca

Respiração ofegante

Tremores nas mãos ou outras partes do corpo

Sensação de fraqueza ou cansaço

Boca seca

Mãos e pés frios ou suados

Náusea

Tensão muscular

Dor de barriga ou diarréia

Problemas gastrointestinais.

Tonturas e vertigem

Causas:

A ansiedade pode surgir na vida da pessoa por vivências e/ou problemas na primeira infância. Além disso, existem causas biológicas que causam distúrbios cerebrais e hormonais.

Tratamentos:

 

Se a sua ansiedade está te impedindo, te limitando e causando transtornos para sua vida e das pessoas que te cercam então está na hora de procurar um médico psiquiatra e um psicólogo / psicanalista.

O psiquiatra vai avaliar e indicar a medicação mais adequada ao seu caso. A medicação deverá ser tomada da forma específica como o médico indicou e a duração do tratamento é determinada pelo profissional que está te assistindo. Atenção: NUNCA interrompa o tratamento sem consultar seu médico.

O tratamento psicoterapêutico é de vital importância para que o processo seja bem-sucedido. É comum as pessoas terem medo ou preguiça de se questionarem e de conhecerem a si próprias. Num processo terapêutico você poderá se questionar a respeito de suas crenças limitantes e conduzir a sua vida de forma mais harmônica e produtiva. O que faz acontecer uma mudança é a construção de novos hábitos. E é nisso que o psicólogo poderá te ajudar.

Formas naturais:

 

Exercícios: meditação, Yoga, técnicas de relaxamento e respiração diafragmática.

Remédios naturais: Chá de camomila e suco de maracujá.

Suporte social: convivência com familiares e amigos.

Alimentação balanceada: procure um nutricionista.

Lazer: atividades como viajar, andar no parque, cinema ou outras atividades culturais.

É muito importante termos em mente que a forma como nós pensamos nos afeta, ou seja, determina o que sentimos. Tenha em mente que a ansiedade tem a função de nos proteger e nunca de nos prejudicar. Portanto, se você está ansioso acima do normal, já vivenciado por você, está na hora de procurar ajuda de um profissional. Acredite: cuidar da sua saúde mental ainda é a melhor escolha para que você possa viver todo o seu potencial de forma harmônica.

 

The following two tabs change content below.
Lucia Serrão do Nascimento

Lucia Serrão do Nascimento

Sou psicóloga clínica, especialista em doenças psicossomáticas e Coach da equipe do Instituto Edson Burger. Faço atendimentos em consultório, escola, empresas e via online. Trabalho com adolescentes, adultos, terceira idade e grupos. O meu propósito é trabalhar ajudando as pessoas a desenvolverem todo o seu potencial.
Lucia Serrão do Nascimento

Últimos Artigos porLucia Serrão do Nascimento (see all)

Post do Autor Lucia Serrão do Nascimento

Lucia Serrão do Nascimento
Sou psicóloga clínica, especialista em doenças psicossomáticas e Coach da equipe do Instituto Edson Burger. Faço atendimentos em consultório, escola, empresas e via online. Trabalho com adolescentes, adultos, terceira idade e grupos. O meu propósito é trabalhar ajudando as pessoas a desenvolverem todo o seu potencial.