7 DICAS PARA VENCER SEUS MEDOS

Como encontrar a coragem para superar o medo e as dificuldades?

 

O medo é um fator determinante para a sobrevivência humana, ele nos ajuda a não colocar a nossa vida em perigo e perpetuar a existência humana.

Em alguns momentos da vida encontramos situações adversas e podemos sentir medo de não conseguir resolver os nossos problemas. Algumas pessoas podem se tornar tão negativas que esse sentimento pode limitar seu crescimento pessoal e profissional.

Alguns medos são mais comuns do que se pensa, e se fizermos uma pesquisa podemos encontrar uma grande variação, como você pode identificar abaixo:

– Medo de fracassar

– Medo do desconhecido

– Medo de sofrer

– Medo de errar

– Medo de passar vergonha

– Medo de perder

Se você identificou algum desses medos em sua vida nesse momento, a boa notícia é que você pode vencer todos eles e muitos outros que não estão relacionados na lista acima. Neste artigo você irá conhecer algumas formas de vencer esse sentimento.

O método mais comum é o enfrentamento utilizando a coragem e a força de vontade para superar o medo.

Como ter coragem quando se tem medo?

Iremos buscar o conhecimento na psicologia positiva para acessar uma virtude importante que é a coragem, nós podemos utilizá-la para superar as adversidades em nossa vida.

A coragem é a segunda virtude dentro do estudo da psicologia positiva, vamos abordar e potencializar as quatro forças de caráter dessa virtude: Bravura, Perseverança, Integridade e Vitalidade.

A coragem é considerada uma virtude do ser humano, trata-se da capacidade de como um indivíduo age para obter os resultados desejados em suas metas apesar das dificuldades externas ou as internas, como as emocionais.

 

 

Iremos abordar a coragem e as quatro forças de caráter relativa aos conceitos  da psicologia positiva conforme Martin Seligman:

Bravura: Definição de alguém que não recua diante de ameaças, desafios, dores ou dificuldades. Esta força de caráter é representada pela valentia. Você deve encarar os obstáculos com destemor, procurar ver as coisas como elas realmente são, não como são identificadas, tão pouco pela aparência.

Perseverança: A perseverança consiste em ser uma pessoa obstinada, perseguir seus sonhos, suas metas até serem realizadas.  A perseverança envolve ainda você se alimentar de automotivação para insistir, mesmo diante das adversidades e acreditar que terá sucesso em todos os seus empreendimentos.

Integridade: Esta força pode ser definida por alguns elementos como autenticidade, honestidade ou sinceridade e acaba trazendo um sentimento interno de que a pessoa é verdadeira consigo mesmo e com os outros.  Você deve agir sempre da mesma forma, pois assim poderá se sentir uma pessoa realizada e verdadeira. Com isso, se sentirá mais segura de suas ações e decisões.

Vitalidade: Esta força inclui entusiasmo, animação, energia e também é um indicador de saúde.  A vitalidade também está relacionada ao modo como o indivíduo reage aos acontecimentos perante a vida, independente de serem positivos ou negativos.  Pessoas com vitalidade lutam mais pelo que querem, além de inspirarem as pessoas a sua volta a fazerem o mesmo.

 

 

Agora irei te apresentar algumas dicas para você vencer seus medos.

 

 

DICAS PARA VENCER SEUS MEDOS

 

  1. Tome consciência de que os seus medos estão trazendo vários prejuízos para a sua vida e enfrente a situação que o momento lhe apresente.
  2. Reprograme sua mente para que seus pensamentos tenham foco no positivo; treine a sua mente. Veja e espere o melhor em todas as situações.
  3. Pratique formas de aceitar as incertezas da vida, sem recuar. Todos os dias faça uma coisa nova, e irá se acostumar com as mudanças.
  4. Seja consciente de suas conquistas. O medo se alimenta dos fracassos e das ideias negativas que surgem, dos momentos ruins que se vivencia; comemore suas conquistas todos os dias.
  5. Converse com sua família ou com seus amigos sobre a situação, pois o apoio daqueles que amamos pode ser o que precisamos para enfrentar os problemas.
  6. Seja um observador da situação que esteja vivendo, relaxe e escreva em uma folha de papel se este medo poderá te ajudar a alcançar o que você deseja na vida e porque ele está ali. Entender o medo pode te ajudar a superá-lo e a criar medidas para vencê-lo.
  7. Procure ajuda quando necessário. Existem alguns profissionais que podem te ajudar a vencer seus medos quando você observar que fugiu ao seu controle. Reconhecer que precisa de ajuda é um ato de grande coragem e você pode escolher um profissional que possa te ajudar a superar seus medos; certifique-se que é um profissional competente e habilitado para a situação.

 

Marque uma sessão de avaliação comigo.
É só clicar no botão do Zap abaixo que falará diretamente comigo, e te darei gratuitamente essa primeira avaliação.

Espero que esse artigo tenha contribuído de alguma forma! Além disso, gostaria muito de saber sua opinião sobre o que leu, por isso, deixe seu comentário logo abaixo!

Ah! Lembre-se de “curtir” e “compartilhar” ok?

 

 

 

The following two tabs change content below.
Rose Mary Sá Master Coach

Rose Mary Sá Master Coach

Começou como bancária e chegou a gerência administrativa desenvolvendo Equipes. Fez formação acadêmica em História, e pós-graduada em História do Brasil pela UFF-Certificada pelo Instituto Edson Burger como Coach com especialização em Emagrecimento e PNL. Atua como professora na rede estadual do RJ, atualmente ministra aula de Sociologia. Master Coach pelo Instituto Edson Burger. PSC- Professional & Coach - IBC (em formação) Curso sobre Sabotadores ministrado por Eric Arruda.

Post do Autor Rose Mary Sá Master Coach

Rose Mary Sá Master Coach
Começou como bancária e chegou a gerência administrativa desenvolvendo Equipes. Fez formação acadêmica em História, e pós-graduada em História do Brasil pela UFF-Certificada pelo Instituto Edson Burger como Coach com especialização em Emagrecimento e PNL. Atua como professora na rede estadual do RJ, atualmente ministra aula de Sociologia. Master Coach pelo Instituto Edson Burger. PSC- Professional & Coach - IBC (em formação) Curso sobre Sabotadores ministrado por Eric Arruda.