7 DICAS PARA VENCER SEUS MEDOS

Como encontrar a coragem para superar o medo e as dificuldades?

 

O medo é um fator determinante para a sobrevivência humana, ele nos ajuda a não colocar a nossa vida em perigo e perpetuar a existência humana.

Em alguns momentos da vida encontramos situações adversas e podemos sentir medo de não conseguir resolver os nossos problemas. Algumas pessoas podem se tornar tão negativas que esse sentimento pode limitar seu crescimento pessoal e profissional.

Alguns medos são mais comuns do que se pensa, e se fizermos uma pesquisa podemos encontrar uma grande variação, como você pode identificar abaixo:

– Medo de fracassar

– Medo do desconhecido

– Medo de sofrer

– Medo de errar

– Medo de passar vergonha

– Medo de perder

Se você identificou algum desses medos em sua vida nesse momento, a boa notícia é que você pode vencer todos eles e muitos outros que não estão relacionados na lista acima. Neste artigo você irá conhecer algumas formas de vencer esse sentimento.

O método mais comum é o enfrentamento utilizando a coragem e a força de vontade para superar o medo.

Como ter coragem quando se tem medo?

Iremos buscar o conhecimento na psicologia positiva para acessar uma virtude importante que é a coragem, nós podemos utilizá-la para superar as adversidades em nossa vida.

A coragem é a segunda virtude dentro do estudo da psicologia positiva, vamos abordar e potencializar as quatro forças de caráter dessa virtude: Bravura, Perseverança, Integridade e Vitalidade.

A coragem é considerada uma virtude do ser humano, trata-se da capacidade de como um indivíduo age para obter os resultados desejados em suas metas apesar das dificuldades externas ou as internas, como as emocionais.

 

 

Iremos abordar a coragem e as quatro forças de caráter relativa aos conceitos  da psicologia positiva conforme Martin Seligman:

Bravura: Definição de alguém que não recua diante de ameaças, desafios, dores ou dificuldades. Esta força de caráter é representada pela valentia. Você deve encarar os obstáculos com destemor, procurar ver as coisas como elas realmente são, não como são identificadas, tão pouco pela aparência.

Perseverança: A perseverança consiste em ser uma pessoa obstinada, perseguir seus sonhos, suas metas até serem realizadas.  A perseverança envolve ainda você se alimentar de automotivação para insistir, mesmo diante das adversidades e acreditar que terá sucesso em todos os seus empreendimentos.

Integridade: Esta força pode ser definida por alguns elementos como autenticidade, honestidade ou sinceridade e acaba trazendo um sentimento interno de que a pessoa é verdadeira consigo mesmo e com os outros.  Você deve agir sempre da mesma forma, pois assim poderá se sentir uma pessoa realizada e verdadeira. Com isso, se sentirá mais segura de suas ações e decisões.

Vitalidade: Esta força inclui entusiasmo, animação, energia e também é um indicador de saúde.  A vitalidade também está relacionada ao modo como o indivíduo reage aos acontecimentos perante a vida, independente de serem positivos ou negativos.  Pessoas com vitalidade lutam mais pelo que querem, além de inspirarem as pessoas a sua volta a fazerem o mesmo.

 

 

Agora irei te apresentar algumas dicas para você vencer seus medos.

 

 

DICAS PARA VENCER SEUS MEDOS

 

  1. Tome consciência de que os seus medos estão trazendo vários prejuízos para a sua vida e enfrente a situação que o momento lhe apresente.
  2. Reprograme sua mente para que seus pensamentos tenham foco no positivo; treine a sua mente. Veja e espere o melhor em todas as situações.
  3. Pratique formas de aceitar as incertezas da vida, sem recuar. Todos os dias faça uma coisa nova, e irá se acostumar com as mudanças.
  4. Seja consciente de suas conquistas. O medo se alimenta dos fracassos e das ideias negativas que surgem, dos momentos ruins que se vivencia; comemore suas conquistas todos os dias.
  5. Converse com sua família ou com seus amigos sobre a situação, pois o apoio daqueles que amamos pode ser o que precisamos para enfrentar os problemas.
  6. Seja um observador da situação que esteja vivendo, relaxe e escreva em uma folha de papel se este medo poderá te ajudar a alcançar o que você deseja na vida e porque ele está ali. Entender o medo pode te ajudar a superá-lo e a criar medidas para vencê-lo.
  7. Procure ajuda quando necessário. Existem alguns profissionais que podem te ajudar a vencer seus medos quando você observar que fugiu ao seu controle. Reconhecer que precisa de ajuda é um ato de grande coragem e você pode escolher um profissional que possa te ajudar a superar seus medos; certifique-se que é um profissional competente e habilitado para a situação.

 

Marque uma sessão de avaliação comigo.
É só clicar no botão do Zap abaixo que falará diretamente comigo, e te darei gratuitamente essa primeira avaliação.

Espero que esse artigo tenha contribuído de alguma forma! Além disso, gostaria muito de saber sua opinião sobre o que leu, por isso, deixe seu comentário logo abaixo!

Ah! Lembre-se de “curtir” e “compartilhar” ok?

 

 

 

The following two tabs change content below.
Rose Mary Sá Master Coach

Rose Mary Sá Master Coach

Começou como bancária e chegou a gerência administrativa desenvolvendo Equipes. Fez formação acadêmica em História, e pós-graduada em História do Brasil pela UFF-Certificada pelo Instituto Edson Burger como Coach com especialização em Emagrecimento e PNL. Atua como professora na rede estadual do RJ, atualmente ministra aula de Sociologia. Master Coach pelo Instituto Edson Burger. PSC- Professional & Coach - IBC (em formação) Curso sobre Sabotadores ministrado por Eric Arruda.
Rose Mary Sá Master Coach

Últimos Artigos porRose Mary Sá Master Coach (see all)

Post do Autor Rose Mary Sá Master Coach

Rose Mary Sá Master Coach
Começou como bancária e chegou a gerência administrativa desenvolvendo Equipes. Fez formação acadêmica em História, e pós-graduada em História do Brasil pela UFF-Certificada pelo Instituto Edson Burger como Coach com especialização em Emagrecimento e PNL. Atua como professora na rede estadual do RJ, atualmente ministra aula de Sociologia. Master Coach pelo Instituto Edson Burger. PSC- Professional & Coach - IBC (em formação) Curso sobre Sabotadores ministrado por Eric Arruda.