7 DICAS PARA PREVENIR A DEPRESSÃO

“Era uma vez uma pessoa linda que vivia alegre em seu castelo, mas um dia um vento mau chegou e a fez ficar cada vez mais triste, até dormir por muitos e muitos anos…” Este poderia ser o início de um conto de fadas daqueles com feitiços, mas infelizmente é como começa muitos casos de depressão. Sem que se perceba de onde ou como……..talvez uma palavra dura…..uma decepção…. um bullying….um vazio interior….e de repente uma pessoa que vivia alegre e falante passa a viver triste, sem energia,   a cultivar a letargia….o isolamento….como que tomada por um fantasma que chega sorrateiramente e rouba toda sua energia vital.

depressao
Depressão (Foto:Divulgação)

A depressão é considerada o mal do século, predomina nas consultas psiquiátricas e de psicologia clínica. Diagnosticar a depressão não é considerada tarefa fácil pelos especialistas da área, que avaliam cuidadosamente os sintomas por semanas antes de emitir a um diagnóstico conclusivo, contudo alguns sintomas são sinais relevantes para avaliação: Tristeza, perda de interesse e prazer pela vida de forma constante. A doença tem diversos tratamentos, incluindo medicamentos, que dependem de acompanhamento médico. Será que as pessoas podem perceber esse “vento mau”, e  desviar ou passar rapidamente por ele antes que se instale e as afete?

depressao
Depressão (Foto:Divulgação)

Venho apresentar a você dicas infalíveis para se prevenir contra a depressão, pois é preciso conhecer  armas eficazes para afastar esse inimigo da alegria e disposição das pessoas:

 

Dica nº 1– Tenha relacionamentos pessoais de qualidade-  Cultive os bons laços pessoais, quer sejam familiares, de trabalho,  amor ou de amizade. Sentir que faz parte de um núcleo amoroso que se importa com você trará sentimentos de aconchego, alegria, e ajudará nos momentos em que precisar de apoio, pois terá com quem contar.

 

Dica nº 2– Tenha uma vida ativa- Procure estar sempre ocupado com alguma atividade, o estado de ânimo melhora quando nossa mente e corpo estão ocupados, especialmente em tarefas que tragam satisfação e produtividade. Sabe aquele curso, a academia, a arrumação do armário…. e outras tarefas que estão há um tempão esperando a sua decisão? Então! Mãos a obra!

 

Dica nº 3– Pense positivamente- Cultive o hábito de ver o lado bom das coisas, pois a força do pensamento positivo contribui para uma vida mais saudável. Acreditar em si mesmo, que pode realizar os seus projetos e alcançar as suas metas é o principal passo para que eles se transformem em conquistas.  Ser positivo é ter sempre em mente que se hoje o resultado não foi o esperado, o amanhã será melhor.

 

Dica nº 4– Olhe para o passado com empatia- O passado dever ser visto como experiências para o crescimento, aprendizado, e as boas recordações devem funcionar como combustível para a motivação de hoje. Nada de viver mergulhado nas dores e sofrimentos ou na nostalgia dos momentos que não voltam. Se for preciso busque apoio terapêutico, mas não viva estagnado no passado!

 

Dica nº 5– Viva o momento presente-  O tempo em que realmente tem o poder da ação é o presente! Portanto hoje é o momento certo para começar a fazer algo de bom por você mesmo e pelos que você ama. Pratique o “Agora”, foque nas pequenas ações, desta forma não se sentirá sobrecarregado e colherá frutos diários,  que lhe darão satisfação e alegria. Focar no momento presente é desfrutar o melhor da vida.

 

Dica nº 6– Assuma o controle dos acontecimentos futuros- Olhe para o futuro com esperança- Ao viver o dia a dia com esperança, você constrói um futuro também cheio de esperanças. Ao assumir o controle do seu presente, você assume o controle do seu futuro, pois ele será a consequência do “Hoje”. Trace metas de pequeno, médio e longo prazo. As metas de médio e longo prazo devem ser seguidas da pergunta: “O que posso fazer hoje, agora, para que no futuro eu realize o meu projeto?”. As coisas não “caem do céu”, é preciso a construção diária para que os planos a longo prazo se concretizem, e quando você realiza o dia a dia, não fica ansioso com o futuro, quando menos esperar estará colhendo os frutos pelos seus esforços.

 

Dica nº 7– Acredite no Divino – A convicção sobre a existência do Divino inspira paz interior. O resultado da fé é a gratidão nos momentos felizes,  e força para vencer os infortúnios que todos passam na vida.  A busca pelo Divino pode ser feita de diversas maneiras, alguns exemplos:  A palavra de Deus na Bíblia, aconselhamento espiritual,  grupos de oração, culto, missa, meditação…  A centelha Divina que existe dentro de cada um se recente no isolamento. Estudos comprovam que as pessoas que usam um sistema de apoio social para combater momentos de angústia, aflição,  problemas de saúde, manifestam níveis mínimos de depressão e ansiedade, ao contrário das que se isolam para pensar em “seu destino infeliz”, estas podem mergulhar em crises muito graves.

 

Com estas sugestões você estará preparado para manter afastado o fantasma da depressão, ou a sair mais rápido de um período depressivo. Elas não foram apresentas por ordem de relevância, todos os pontos abordados são igualmente importantes para o seu fortalecimento.

 

The following two tabs change content below.
Clara Dias

Clara Dias

Formação Acadêmica em Letras; Pós-graduada em Direito Público, e em Inteligência Estratégica; certificada em Pranic Healing (Cura Prânica) pelo Institute for Inner Studies- Filipinas do Master Choa Kok Sul; Coach com especialização em Emagrecimento e PNL, pelo Instituto Edson Burger. Propósito de vida: Ajudar as pessoas no desenvolvimento espiritual e pessoal, a estarem bem consigo mesmas e com os outros, e desta forma contribuir para a construção de um mundo melhor.
Clara Dias

Últimos Artigos porClara Dias (see all)

Post do Autor Clara Dias

Clara Dias
Formação Acadêmica em Letras; Pós-graduada em Direito Público, e em Inteligência Estratégica; certificada em Pranic Healing (Cura Prânica) pelo Institute for Inner Studies- Filipinas do Master Choa Kok Sul; Coach com especialização em Emagrecimento e PNL, pelo Instituto Edson Burger. Propósito de vida: Ajudar as pessoas no desenvolvimento espiritual e pessoal, a estarem bem consigo mesmas e com os outros, e desta forma contribuir para a construção de um mundo melhor.