procrastinacao

7 DICAS PARA ELIMINAR A PROCRASTINAÇÃO

Vamos falar um pouquinho do desafio que é não procrastinar. Afinal, o que é essa tal procrastinação? Procrastinar é o ato de adiar, de deixar para depois. No nosso dia-a-dia arrumamos desculpas e mais desculpas para não realizarmos nossas tarefas, dizemos que não temos tempo, que temos algo mais importante para ser feito naquele momento, que precisamos disso ou daquilo e acabamos por não realizar tarefas importantes.

A maneira mais eficiente de eliminar a procrastinação é sempre visualizar seus sonhos, se atentar aos seus objetivos de vida. Então, em primeiro lugar, pare por um instante para pensar e refletir no que são seus objetivos de vida, quais são os seus sonhos. Pense e os escreva em um papel. Esses objetivos precisam ser claros e concretos, por exemplo: fazer um curso ou uma viagem, se casar, ter sua casa própria. Enfim, o importante é que você consiga enxergá-lo. Não adianta dizer que seu objetivo é ser feliz, converse com você mesmo e descreva o que é ser feliz, o que te faz feliz, o que é necessário para que você alcance essa felicidade. A mesma coisa acontece para outros objetivos abstratos, como por exemplo ser milionário, ter prosperidade, obter desenvolvimento pessoal, ser reconhecido e etc.

Após essa reflexão, siga as 7 dicas abaixo e desafie-se a eliminar a procrastinação de uma vez por todas da sua vida.

  • 1 – Liste as tarefas que está procrastinando, principalmente as atividades que estão relacionadas aos seus objetivos e sonhos. É claro que temos tarefas que não tem nada a ver com o nosso sonho, porém são necessárias durante nosso dia-a-dia, como ir ao médico, pagar contas, entre outras. Portanto, separe um dia da semana para executar estas tarefas, no restante trabalhe para você realizar seus objetivos.

 

  • 2 – Agora, quebre cada tarefa que você listou em tarefas menores, quanto mais detalhada forem as tarefas, mais fácil será de cumpri-las. Por exemplo, um bolo de cenoura é sua tarefa, quebre essa tarefa na lista de ingredientes e equipamentos que terá que utilizar para confeccionar esse bolo. Ou se você tem que produzir um plano de negócios de sua empresa ou de um novo empreendimento, quebre as tarefas do plano de negócio por capítulos, por exemplo: em um dia você faz a parte organizacional, no outro o estudo dos concorrentes, no outro o dos fornecedores… enfim, o importante é ir quebrando as tarefas cada vez mais em tarefas menores.

 

  • 3 – Para tarefas mais simples e fáceis se dê um tempo para realizá-las, um tempo marcado no relógio, cronometrando, por exemplo: passar roupa durante 40 minutos, fazer o almoço em uma hora, pagar as contas em 30 minutos, desenvolver fornecedores durante duas horas, realizar uma visita a um cliente com duração de apenas uma hora, etc. Quando você dá um tempo para realização das tarefas, tem uma meta clara para cumprir, seu cérebro entende que se trata de um desafio e as chances de cair na tentação de ficar checando WhatsApp e Facebook ou ficar de conversa fiada são reduzidas drasticamente.

 

  • 4 – Faça uma tarefa de cada vez e lembre-se, melhor fazer as tarefas de uma vez do que ficar tentando realizar a melhor versão delas, tentando ser perfeccionista demais. Se for o caso, faça a tarefa e depois a aperfeiçoe, mas faça-a. Buscar a perfeição muitas vezes te traz frustração e você acaba abandonando-a.

 

  • 5 – Após realizar cada tarefa, risque-as no papel, conforme for executando. Você vai sentir uma sensação libertadora e gratificante a cada risco.

 

  • 6 – Quando chegar a vez das tarefas indesejadas e chatas, desafie-se, sente-se para realizar e insista por pelo menos 5 ou 10 minutos e você vai notar que muitas vezes após iniciar a execução dessas tarefas a força de vontade para continuar aparece e muitas vezes você acaba até finalizando-a.

 

  • 7 – E por último, se dê recompensas após realização das tarefas, principalmente as mais difíceis. Como por exemplo tomar um café, fazer um intervalo, brincar com seu gato ou cachorro, dar uma olhada no seu Facebook ou no WhatsApp, ler sobre um assunto de seu interesse, dar uma volta no jardim ou em uma pracinha próxima…

 

Transforme essas dicas em hábitos e trabalhe nelas todos os dias. Com o tempo você vai perceber que está produzindo cada vez mais e que a procrastinação virou passado. Terá satisfação, se sentirá realizado e cada vez mais próximo de seu sonho.

 

FONTE

 

The following two tabs change content below.
Marcela Pitta

Marcela Pitta

Coach, engenheira civil e administradora de empresas, 34 anos de história, muitas peripécias e aprendizados. Minha incessante busca pelo conhecimento me permite hoje, compartilhar conteúdos para que assim como eu as pessoas possam se desenvolver positivamente e consigam atingir seus objetivos.
Marcela Pitta

Últimos Artigos porMarcela Pitta (see all)

Post do Autor Marcela Pitta

Marcela Pitta
Coach, engenheira civil e administradora de empresas, 34 anos de história, muitas peripécias e aprendizados. Minha incessante busca pelo conhecimento me permite hoje, compartilhar conteúdos para que assim como eu as pessoas possam se desenvolver positivamente e consigam atingir seus objetivos.