6 DICAS PARA CONTROLAR A ANSIEDADE

No nosso dia a dia vivemos em um ritmo tão acelerado que as pessoas, na sua maioria, dizem que estão ansiosas, que sua cabeça não para de ter pensamentos, que não conseguem parar de pensar nem mesmo nos momentos de lazer.

 

Esse é o cenário perfeito para desenvolvermos a síndrome do pensamento acelerado e é claro que, o próximo passo é a ansiedade, a insônia ou a depressão.

 

Isso acontece porque vivemos provavelmente sendo submetidos a uma quantidade muito grande de estímulos e informações durante o dia (no trabalho, na escola, em casa) e quando você está no seu  momento de lazer, ao invés de desacelerar, você  faz  justamente ao contrário, nesse momento somos acometidos por milhares de pensamentos em uma velocidade tão alta que isso desgasta nosso cérebro, entrando assim na síndrome do pensamento acelerado – SPA.

 

Então assim segue algumas dicas:

 

  1. Diminua a quantidade de informação

 

Durante o dia captamos tudo o que vivenciamos, pare de bombardear a sua mente, não somos capazes de absorver tudo, existe um limite para a quantidade de informações que absorvemos. Não gaste o seu limite, seja seletivo. Saiba que o cérebro é um músculo e se cansa, precisa de descanso.

 

  1. Viva o momento

 

– Pare de ficar conectado no celular o tempo todo.

– Viva o aqui e agora.

– Aproveite o momento que está acontecendo.

– Dê atenção ás pessoas.

– Viva cada coisa na sua vez.

– Se não tiver nada a fazer, aproveite o momento.

– Viva o mundo que está a sua volta.

 

 

  1. Foco

 

– Faça cada coisa na sua vez.

– Nada de fazer tudo ao mesmo tempo.

– O Vicio da Multitarefa prejudica a sua saúde mental.

 

 

4.Pratique atividades lúdicas e lentas

 

– Ouça musicas tranqüilas (Mantras ou  Música Clássica)

– Aprenda a tocar algum instrumento.

– Pratique exercício físico.

– Faça Teatro.

– Aprenda a pintar ( Livros de colorir)

– Desacelere a sua mente, tranqüilizará e aumentará a sua concentração

 

 

  1. Técnica DCD

 

Essa técnica deve ser usada sempre que for atacada por pensamentos negativos que te deixe ansioso. A maioria desses pensamentos não são reais mas nós deixamos que tomem conta de nossas mentes e a verdade é desvirtuada. Sempre que for dominado por um pensamento negativo de algo que ainda não aconteceu, que pertence ao futuro, comece a duvidar, assim  começará a ter controle da situação.

 

Duvide das incertezas desse pensamento, depois faça uma crítica sobre esses pensamentos, crítica com a possibilidade de ação para resolver essa situação.

 

A partir daí DECIDA, mas decida com consciência.

 

 

  1. Respiração quadrada

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agora inicie:

– Deixe o ar entrar em seu corpo, enquanto você conta lentamente até QUATRO: um….dois….três….quatro

– Segure o ar nos pulmões, contando lentamente até quatro.

– Solte lentamente o ar, contando lentamente até quatro.

– Após a expiração mantenha-se o pulmão sem ar, contando lentamente até quatro.

 

Volte ao passo 1 e continue repetindo este ciclo, sem pressa…

 

Faça inicialmente estes ciclos por um minuto e veja como você se sente. Se estiver bem, retome e aumente o tempo de exercício para 3 minutos.

 

Ao término do exercício se observe. Se você tiver feito o exercício corretamente provavelmente vai estar se sentindo mais relaxado e menos ansioso.

 

Pare de viver no piloto automático.

 

Tenha as rédeas da sua vida.

 

Viva no presente.

 

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Clara Borges

Clara Borges

Formada em Medicina Tradicional Chinesa, Terapeuta Complementar e Ortomolecular, Professora de Yoga e Meditação, Coach Life e Emagrecimento, Hipnóloga.
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