10 Coisas Para Fazer Quando Estiver Desmotivado

Ficar desmotivado é uma coisa que incomoda a todos. Não ter entusiasmo para trabalhar ou para buscar resultados, nos deixa paralisados e sem energia. Porém, não é algo que se consiga controlar muito bem, talvez nenhuma pessoa consiga.

Há muitas coisas que nos desmotivam, mas há algumas formas de se desviar delas, mudar o foco! Depois de estudar sobre este assunto, descobri que algumas coisas podem ajudar a sair deste marasmo que é estar desmotivado:

 

  1. Seja grato pelo que já tem

Sempre que ficar desmotivado, a primeira coisa a fazer para melhorar é se lembrar do quão bacana é a sua vida! Você tem um lar, uma família bonita, comida na mesa, saúde e não falta lazer. Lembrar-se disso é muito bom e vai te colocar pra cima!

Muitas vezes, as pessoas se cobram por aquilo que não tem ainda e se esquecem de pequenas coisas que importam muito, e que sem elas, a vida não faria sentido. Que tal começar a agradecer pelo que você já tem?

 

  1. Tire um momento para descansar

Desmotivação não tem nada a ver com preguiça! Ela pode aparecer justamente por você estar cansado, estressado ou porque está em um ritmo muito acelerado, sem conseguir focar direito naquilo que está fazendo.

Se for este o caso, nada melhor do que dar uma descansada para recuperar a motivação! Um cochilo de 15 minutos, uma encostada no sofá mesmo… Fechar um pouco os olhos e parar aquilo que estiver fazendo é uma maneira de recuperar a energia!

Pode até acontecer que, justamente naquele pequeno intervalo de descanso, as soluções apareçam e você se sentirá preparado para retomar aquilo que estava fazendo.

 

  1. Relembre das coisas boas que você já fez

Uma boa alternativa para se animar num momento de desmotivação é se lembrar de fases boas, de coisas boas que você já conquistou.

Comece a olhar para o passado e veja o que você já construiu, como evoluiu ao longo dos anos e o que de bom te aconteceu neste período. É incrível como isto dá energia para produzir mais.

Aproveite os momentos no topo e relembre-se deles, isto fará com que você queira estar lá de novo e logo sua motivação volta.

 

 

 

 

  1. Comece com algo menor

Pode ser que a razão de estar desmotivado é o fato de ter planos muito ambiciosos. Não tem problema sonhar alto, o problema é ficar frustrado por não conseguir alcançar aquilo que sonhou.

Sendo assim, que tal sonhar um pouquinho mais baixo? Ou subdividir suas metas? Execute coisas menores em sua vida e você passará a ficar mais motivado, pois, será capaz de concluí-las com êxito. Você vai perceber que chegará um momento em que estará apto a sonhar e executar vôos maiores, atingindo aquele sonho que antes lhe trazia frustração.

 

  1. Reavalie seus objetivos

Pode ser que a desmotivação não tenha uma causa específica. Um empurrãozinho nos faz retomar a energia. Mas, acontece também desse estado persistir, porque aquilo que você está fazendo não é o que realmente quer, o que realmente faz sentido para sua vida.

Este pode ser o momento de se questionar: o quanto eu quero, verdadeiramente atingir o meu objetivo? Este objetivo está alinhado com meus valores e meu propósito de vida?

 

  1. Divulgue sua meta

Um bom modo de se motivar para as coisas é falar sobre suas metas e objetivos com outras pessoas.

Por exemplo, se você se propôs a fazer um curso ou a começar um novo empreendimento, conte para seus amigos, peça a eles que te prestigiem. O resultado será maravilhoso! Amigos e familiares irão te incentivar e podem muitas vezes colaborar com sua meta, investindo em você.

 

  1. Pense nos benefícios, não nas dificuldades

Nem sempre teremos só rosas pelo caminho. O sucesso, muitas vezes, exige sacrifício.

É muito comum ficarmos pensando nas dificuldades que vamos ter que enfrentar. Mas, se mudarmos a perspectiva e pensarmos nos benefícios que vamos ter ao concluir determinada ação, afastaremos a desmotivação. Em vez de pensar em problemas e sofrer por antecipação, é melhor focarmos no que de bom vamos receber ao terminar determinada ação.

 

  1. Comprometa-se com os outros

Firmar um compromisso de curto ou médio prazo é uma excelente forma de entregar resultados, você se cobra mais quando tem alguém esperando.

Se você está com dificuldade de se comprometer consigo mesmo, comprometa-se com o outro. Defina prazos para entrega de projetos, desse modo se verá “obrigado” a ter motivação para fazer o que pretende.

Não encontrará tempo para ficar desmotivado!

 

 

  1. Busque inspiração

Inspiração é conhecer histórias de pessoas que se deram bem na vida. Que tal ler sobre a trajetória de alguém que alcançou o objetivo que você almeja?  Olhar para a lista de bilionários da Forbes e ler sobre o que fazem e suas trajetórias ou ver um vídeo sobre momentos de um ídolo seu, podem trazer muita inspiração também.

Sempre que estou me sentindo mal, procuro por alguém famoso que gosto, que faz algo que me impressiona e do qual tenho orgulho.

 

  1. Procure ajuda

Há momentos em que estamos muito desmotivados e nada parece ser capaz de nos ajudar. Nessa hora, o melhor a se fazer é procurar ajuda de outras pessoas.

Quando é um problema que nos aflige, buscar ajuda espiritual pode ser uma forma de nos acalmarmos e encontrarmos sentido naquilo que estamos fazendo.

Se for um problema físico ou estético, por exemplo, buscar a ajuda de um personal trainer, um médico ou nutricionista pode ser o caminho para você.

Um Coach pode ser de grande ajuda. Ele poderá, através de ferramentas apropriadas, auxiliar você a encontrar os seus motivos para ação e a traçar um planejamento para alcançar o que deseja.

O importante é saber que existem pessoas dispostas a ajudar, não dê as costas para elas.

 

Desejo realmente que esse artigo tenha lhe ajudado de alguma forma. Gostaria muito que você deixasse seu comentário, para eu saber sua opinião sobre o artigo.

Ah! Lembre-se de “curtir”, “compartilhar”!

 

Eunice Villaça

Master Coach

 

 

 

 

 

The following two tabs change content below.
Eunice Villaça

Eunice Villaça

Master coach com especialização em emagrecimento e Programação Neurolinguística pelo Instituto Edson Burger. Descobri o coach na luta contra a balança e percebi que o emagrecimento era apenas a ponta de um iceberg de possibilidades que estariam por vir na minha trajetória.
Eunice Villaça

Últimos Artigos porEunice Villaça (see all)

Post do Autor Eunice Villaça

Eunice Villaça
Master coach com especialização em emagrecimento e Programação Neurolinguística pelo Instituto Edson Burger. Descobri o coach na luta contra a balança e percebi que o emagrecimento era apenas a ponta de um iceberg de possibilidades que estariam por vir na minha trajetória.